< Página inicial

vasos,
conheça os tipos
e suas características

Na hora de escolher a “casa” da sua orquídea você vai encontrar no mercado diferentes opções, sendo as principais os vasos de barro, de plástico e de madeira.

Mas como escolher uma delas? Todos eles são indicados para orquídeas, e cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas o fator decisivo será a sua disponibilidade para regar suas plantas. Se você não dispõe de muito tempo para esta tarefa, escolha os vasos de plástico, pois eles retém a umidade por mais tempo e precisam ser regados com menos frequência.

Se quiser regar com menos frequencia, opte por vasos de plástico.

Agora, se você gosta de dedicar mais tempo às suas plantas, escolha os vasos de barro ou de madeira, que secam mais rápido e precisam de regas mais frequentes. Mas atenção: o substrato não pode ficar encharcado e nem totalmente seco. O importante aqui é o equilíbrio.

Outro ponto importante a ser observado é o tamanho da sua planta, que pode crescer e ficar grande demais e o vaso precisará ser substituído.

Esse processo é chamado de transplante ou replantio. Se você quiser saber mais sobre este assunto assista o nosso vídeo sobre vasos e transplante.

Saiba mais sobre as folhas da sua orquídea e os sinais que elas podem te dar assistindo este vídeo:

Vaso de barro com furos para a fixação das raízes da orquídea.

Vaso de barro com furos para a fixação das raízes da orquídea.

Linda orquídea pendurada

Linda orquídea pendurada embaixo de uma árvore usando um cachepot.

Ambiente

Floração

Crescimento

Folhas

Substrato