Não precisa mais passar vontade de ter hortênsias em casa. A Forth Jardim reuniu neste artigo uma série de informações que serão muito úteis para você que deseja cultivá-las no seu jardim ou em vasos.
O azul não é uma cor que pode ser encontrada com tanta facilidade na natureza. Há quem diga que não existem frutas com essa coloração. No máximo podemos encontrar algumas roxas, como as uvas e amoras. Mas azul mesmo só as blueberries. E para algumas pessoas, nem elas podem ser consideradas azuis.
Já com os animais ela é mais comum, como é o caso das araras, pavões, peixes e até mesmo alguns sapos venenosos. Ainda assim, não é uma cor tão frequente se comparada às outras.
Com as flores também não poderia ser diferente. Flores azuis não são comuns em nossos jardins, porém há uma planta que pode nos proporcionar esta coloração ao seu jardim. Como você já deve estar imaginando, estamos falando das lindas hortênsias e dos seus imensos buquês azuis.
Sobre as hortênsias
É uma planta arbustiva muito florífera e rústica, indicada pelos especialistas para ambientes de sol pleno. Ela é comercializada principalmente em vasos para decoração de sacadas e varandas.
As mudas também são comercializadas para formação de canteiros nos jardins. E não há dificuldade para encontrá-la, qualquer floricultura que você passar deve ter um vasinho ou uma mudinha da flor.
O solo influencia na cor
Quando se encontram em solos com pH mais ácido produzem flores mais azuis, porém em solos com pH mais alcalino as flores começam a puxar para o tom rósea.
Há também variedade no formato das flores, onde podem ser com bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. É uma planta que requer podas anuais no inverno para um florescimento mais intenso na primavera e verão.
De onde veio e a adaptação ao Brasil
Como é originária da Ásia, a hortênsia prefere um clima mais ameno com temperaturas subtropicais ou clima temperado, porém com o melhoramento genético, conseguimos ter esta linda planta em todo o Brasil.
Aqui no Brasil os primeiros relatos de cultivo foram observados na região Sul, devido à colonização alemã e o clima favorável. Algumas cidades que possuem seus jardins como referência em hortênsias são: Campos do Jordão, Gramado e Canela.
Como cuidar da sua hortêsia
Recomendamos no plantio, o FORTH Condicionador Floreiras utilizado puro ou misturado à terra do local. Ou, então, também recomendamos o FORTH Condicionador Solos misturado à terra do local.
Ambos os produtos possuem uma excelente drenagem e uma ótima carga de material orgânico, além de já contarem com o excelente adubo FORTH Plantio na composição. Para manter as flores bem vistosas e com um colorido intenso recomendamos o uso do FORTH Flores.
Bom, isso é tudo que você precisa saber para começar a cultivar hortênsias na sua casa, seja no jardim ou em vasos. Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda para você. Se sim, não se esqueça de compartilhar ele nas redes sociais e indicá-los para amigos e conhecidos. Assim como você, outras pessoas também podem querer ter a beleza dessas lindas flores azuis sem precisar sair de casa. Boa jardinagem!
-
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim
Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo