Ganhou uma violeta de presente, mas não faz ideia dos cuidados que a sua plantinha necessita? Leia este artigo para entender o necessário a respeito do cultivo de violetas em casa.
As violetas são plantas que podemos encontrar o ano todo nas lojas, floriculturas e até mesmo supermercados e são muito fáceis de serem cultivadas em casa. Suas pequenas flores se destacam aos olhos de todos e dão um charme àquele cantinho especial na nossa casa.
Ela foi originalmente descoberta nas florestas tropicais da África pelo pesquisador alemão Walter Von Saint Paul-Illaire, de quem recebeu o nome científico Saintpaulia ionantha. Desde então, as violetas ganharam o mundo e estão presentes em lares e jardins de diversos países.
Para saber como cuidar das suas amadas violetas, basta continuar lendo este artigo exclusivo da Forth Jardim. A seguir, entraremos a fundo em assuntos como:
- Iluminação
- Temperatura ideal
- Umidade do ar
- Rega
- Como garantir uma boa florada
Cultivando violetas
As violetas são plantas que necessitam de uma iluminação indireta, ou, como chamamos na jardinagem, de meia sombra. E é justamente por este motivo que elas são cultivadas normalmente nas janelas, pois desta forma os raios do sol não queimarão suas folhas.
Não toleram frio intenso, temperaturas abaixo de 10° C podem comprometer o seu desenvolvimento. Uma dica muito importante para os jardineiros de plantão é não molhar suas folhas e flores, pois podem apodrecer. Regue sempre diretamente no substrato.
O melhor substrato é aquele que retém uma quantidade de água adequada e deve apresentar uma boa drenagem o que não causará encharcamento do vaso.
A rega e a importância da umidade do ar
Assim como acontece com as orquídeas, as violetas são plantas que gostam mais da umidade do ar do que da umidade do solo.
Regue-as pelo menos duas ou três vezes por semana, molhando bem o substrato e certificando que ele ficou bem úmido. Se você perceber que na próxima rega o substrato apresenta uma boa umidade, espere mais um dia para regar.
Garantindo uma boa florada
Para um pleno desenvolvimento de sua planta e uma farta florada recomendamos o uso do fertilizante FORTH Violetas. Ele é um alimento completo para sua violeta, pois garante todos os macro e micro nutrientes que ela necessita para se desenvolver.
O florescimento pleno das violetas também depende da quantidade de luz solar que ela está recebendo. Portanto, se as flores da sua violeta não estiverem nascendo, o recomendado é que você mude ela lugar para receber a quantidade certa de iluminação do sol.
Se quiser fazer mudas em casa lembre-se que cada folha da sua planta é uma nova muda, basta plantar a folha com o cabinho dela em um novo vaso com substrato adequado e mantendo ela na meia sombra também.
-
Viu como cuidar das suas violetas não é tão complicada como você imaginava? Agora é só colocar essas dicas em prática e ver como suas violetas vão florescer cheias de cor e saúde. Se você acha que algum conhecido seu pode estar precisando deste artigo, envie-o para ele e ajude mais pessoas que gostam de cultivar violetas.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo