Mesmo tendo chegado no Brasil há pouco tempo, a planta da amizade vem cada vez mais ganhando o coração dos brasileiros. Nesse artigo falamos o que você precisa saber sobre ela.
A planta da amizade, ou pilea, se tornou uma verdadeira febre nas redes sociais. Graças às inúmeras postagens com fotos dela e ao seu visual diferente, a planta da amizade se tornou bastante procurada pelos amantes de plantas e até mesmo por quem não tem o hábito de cultivá-las.
Neste artigo completo da Forth Jardim vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dessa planta que vem chamando a atenção de todos na internet. A seguir, você irá encontrar informações sobre:
- A origem da pilea
- Como chegou ao Brasil
- Qual o clima ideal
- Como cultivá-las
Continue lendo para ficar sabendo a respeito de tudo isso.
Origem e como chegou ao Brasil
De origem chinesa, mais conhecida como “planta chinesa do dinheiro” ou “planta da amizade”, por simbolizar a amizade. Na China, é uma grande honra ganhar um exemplar da pilea de presente de alguém.
Já a sua história em terras brasileiras é bastante recente. A planta da amizade chegou por aqui em 2019, trazida por produtores de plantas ornamentais de Holambra, cidade do interior do Estado de São Paulo.
Qual o melhor clima
São plantas que se adaptam aos mais diferentes climas, porém não toleram geadas, se desenvolvem melhor em temperaturas acima de 10°C. Locais secos e muito quentes também são prejudiciais para o desenvolvimento dela.
Podem atingir 50 cm de altura e são ótimas opções para cultivo em vasos e cachepôs. Uma dica: quando ela atingir 30 a 40 cm de altura, o ideal é tutorar o caule, pois pode envergar devido ao peso das suas folhas. Por possuírem um crescimento lento, a adubação pode ser feita com FORTH Cote 14-14-14, reaplicando a cada 3 meses.
Como cultivar a planta da amizade
- Sol
Quando o assunto é sol, você deve tomar um pouco de cuidado, pois a planta da amizade é classificada pelos especialistas como uma planta de sombra. Isso quer dizer que ela gosta de luz solar por duas a três horas por dia. O seu crescimento será de acordo com a claridade do ambiente em que ela se encontra: quanto mais claro, mais uniforme será o desenvolvimento da planta amizade.
- Água
Já sobre a água, a pilea não suporta encharcamento, portanto escolha um substrato com uma boa drenagem. O mais recomendado é que as raízes dela fiquem úmidas. Uma dica é esperar o substrato secar entre uma rega para poder deixá-lo úmido novamente.
- Substrato
Agora falando a respeito do substrato, recomendamos utilizar o substrato FORTH Rosa do Deserto. Ele é perfeito para ser usado em vasos, pois retém água na quantidade certa e conta com uma ótima durabilidade. A melhor parte é que ele já vem pronto para uso.
E é isso! Agora você já está preparado(a) para ter uma planta da amizade em sua casa e fazer bastante sucesso em suas redes sociais. Conhece alguém que também queira saber mais a respeito dessa planta tão diferente? Apresente este artigo da Forth Jardim para a pessoa.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim
Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo