Como escolher o vaso ideal para a sua planta?
Quando decidimos cultivar plantas em casa, além de todos os cuidados que são comuns a qualquer tipo de planta, como a rega, a necessidade de luminosidade e adubação, é importante também ficar atendo ao vaso. Muitas vezes a planta pode não se desenvolver, justamente por não estar no recipiente adequado para ela, por isso este é um “detalhe” muito importante.
O que deve ser considerado
Alguns detalhes podem servir de base para fazer a escolha certa. A espécie da planta, o porte dela, assim como a forma como ela se desenvolve, são alguns dos pontos que devemos considerar.
É muito importante sempre correlacionar tamanho de planta, ou o porte que você quer mantê-la, com o tipo de vaso a se escolher. O espaço fornecido pelo vaso vai determinar a quanto ela poderá se desenvolver sem afetar o crescimento e desenvolvimento de raízes.
Tipos de Vasos x Tipos de Plantas
Tipo de Vaso: Cuias, Vasos de paredes, Floreiras
Por serem encontrados geralmente em tamanhos pequenos, são mais indicados para cultivar plantas de pequeno porte ou que dê para manter pequenas.
Exemplos de Espécies: Onze horas, Peperomia, Suculentas, Cactos, Sunpatiens, Hortaliças, Clorofito.
Tipo de Vaso: Romanos, Cilíndricos
São opções que podem ser encontrados em tamanho médio a grande, são excelentes e com bastante espaço para plantas de porte médio ou que dê para manter no porte médio.
Exemplos de Espécies: Begónias, Palmeira Raphis, Zamioculca, Frutíferas, Roseira, Areca bambu, Ciclanto.
Tamanho do Vaso x Substrato
O tamanho do vaso também influencia na escolha do tipo de substrato que devemos utilizar. Vasos muito grandes precisam de um substrato bem drenantes para não ocorrer acúmulo de umidade no fundo dele e não causar apodrecimento de raízes.
Já nos vasos pequenos e médios a rega é mais fácil de controlar, pois a umidade evapora mais rápido, portanto, a preocupação deve ser outra, para não deixar faltar água. Neste caso um substrato que retenha melhor a água pode ser mais eficiente.
