Talvez você só conheça a grama comum, mas existem muitas outras espécies de gramíneas, algumas muito bonitas e que podem fazer parte do seu jardim. Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, vamos apresentar algumas delas para você!
Gramíneas não se resumem à grama que você costuma ver nos gramados das casas ou até mesmo campos esportivos. Elas vão muito além do que todo mundo conhece, e neste artigo vamos apresentar algumas delas que você pode usar para embelezar o seu lar.
Existem centenas de gramíneas ornamentais diferentes, de várias formas, cores, texturas e tamanhos. Essas plantas graciosas e relativamente fáceis de cultivar podem ser um belo complemento para o seu jardim.
Se você deseja usá-las como maciços, com o intuito de adicionar cor e volume ao ambiente é certeza que você encontrará uma espécie ornamental ideal para o seu projeto.
Perguntas que você deve fazer antes de aquirir suas gramíneas ornamentais
Mas vamos com calma, antes de escolher a sua preferida para ornamentar seu jardim, existem algumas perguntas que você deve se fazer e responder:
- A sua intenção é formar maciços?
- Você quer plantas com volume, vistosas e de altura considerável?
- A área que você quer colocar recebe sol direto na maior parte do dia?
Essas são as três principais questões que você deve se fazer e responder antes mesmo de adquirir uma gramínea ornamental.
Espécies de gramíneas ornamentais
A maioria das gramíneas ornamentais florescem do Verão ao Outono, mas há algumas espécies que continuam com suas floradas ao longo dos meses mais frios do ano. Aqui vão algumas dicas de gramíneas ornamentais para escolher e deixar seu jardim.
Helictrotrichon – Conhecido como “Grande Grama Azul”, é uma planta prefere um clima mais ameno, solos bem drenados e ricos em material orgânico. Ideal para ser usado em maciços ou até mesmo em touceiras isoladas.
Miscanthus – Também chamado de “Capim Prata”. Apresenta uma florada que parece uma delicada plumagem branca. Muito usado em projetos de paisagismo como plantas isoladas compondo a paisagem dando volumes ao projeto.
Capim dos Pampas – Muito utilizado nas decorações de festas nos anos 70, o Capim dos Pampas está de volta com força total. Hoje os principais paisagistas utilizam esta planta em seus projetos para dar volume, cor e, quando na época da florada, uma explosão de plumagens de encher os olhos. Pode atingir até 3 metros de altura e podem ser cultivados isoladamente. Preferem solos bem drenados e podem ser podados após a floração.
Capim do Texas – A coloração de suas folhas pode apresentar desde uma cor mais puxada para o verde até tons roxos. Atingem até 1 metro de altura e são cultivados em bordaduras de canteiros ou formando maciços, podem até mesmo ser cultivados em vasos. É sempre bom ressaltar também que o Capim do Texas prefere solos bem drenados e com boa fertilidade.
Outras dicas de gramíneas são: Bambu de Jardim e o Bambu Mossô.
Para todas estas opções listadas acima recomendamos uma adubação com nosso fertilizante FORTH Jardim, com uma fórmula completa e bem equilibrada favorecendo o crescimento e manutenção das folhas.
-
Esperamos que com as informações passadas pela Forth Jardim você consiga deixar seu jardim ainda mais bonito e cheio de vida fazendo uso das gramíneas ornamentais. Boa jardinagem e até a próxima!
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo