Pulgões: uma das pragas mais comuns que acometem a Rosa do Deserto
Sendo uma espécie que chama atenção pela sua beleza exótica e rodeada de significados, a Rosa do Deserto está virando uma paixão nacional.
Apesar do nome, não é exatamente uma rosa, mas sim uma espécie de suculenta e por isso inclusive é resistente a longos períodos de estiagem. Outra característica marcante é o fato de ser uma planta com troncos e caules “gordinhos”, onde ela armazena água.
De modo geral é considerada uma planta de fácil cultivo. No entanto é preciso ficar atento a alguns pontos, principalmente com as pragas que podem afetá-la
A Rosa do Deserto pode ser suscetível a muitas pragas, sendo a principal delas os pulgões. Trata-se de pequenos insetos que se alimentam da seiva da planta e que geralmente se concentram nas partes “macias e jovens” dela, como: brotos, vagens e folhas novas.
Os pulgões podem causar uma série de problemas, que vão desde deformação da planta (folhas e brotos), causar atraso no seu crescimento, até mesmo transmitir doenças virais. Além disso, eles produzem uma excreção rica em açúcar que atrai formigas e o fungo causador da fumagina.
Possíveis causas
Entre os principais fatores que influenciam no aparecimento de pulgões na Rosa do Deserto, que podem ser citados estão:
- A falta de luz, no caso das plantas que estão pegando pouco sol.
- Adubação é feita de forma insuficiente.
A melhor alternativa é sempre evitar que o problema aconteça, portanto coloque sua Rosa do Deserto em um local onde ela pegue mais horas de sol por dia. Além disso, fazer uma adubação complementar com um fertilizante que possa fortalecer a sua planta, como o FORTH Equilíbrio, pode ajudar a fortalecê-la.
Como controlar
Realizar inspeções regulares na sua Rosa do Deserto é essencial não só para verificar logo no início caso haja o aparecimento de pulgões, evitando que eles se espalhem por toda a planta, mas também para identificar precocemente qualquer outro problema que possa acometê-la.
Lembrando que os pulgões são bichinhos redondos que podem ser amarelinhos ou marrons. Quando atacam uma pequena área da planta, podem ser controlados rapidamente, sendo retirados manualmente, podendo contar com o auxílio de uma escova e água.
Se a infestação for muito grande, no entanto, o uso de inseticida pode ser necessário. Uma indicação para este caso seria fazer o uso de FORTH Mata Pulgão, que é um inseticida próprio para jardinagem amadora.
Trata-se de um produto à base de Deltametrina que age através de contato e/ou ingestão sendo eficaz contra pulgões e outros insetos.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos de diversos temas relacionados ao cuidado com as plantas, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais