Está a fim de começar um cultivo caseiro de tomates, mas não faz ideia de como fazer isso? Felizmente a Forth sabe do que você precisa e escreveu esse artigo esclarecendo todas as dúvidas.
Grandes e pequenos, vermelhos, mas também amarelos, o mundo dos tomates é vasto e oferece muita satisfação até mesmo aos chamados jardineiros de primeira viagem.
Há inclusive aquelas variedades que também podem ser cultivadas em vasos e floreiras para quem não tem muito espaço.
Se você é um desses interessados no cultivo caseiro de tomates, temos algumas dicas que com certeza irão ajudar você e irá facilitar sua vida no cultivo destas delícias vermelhas apreciadas em todo o mundo!
Segue abaixo alguns tratos culturais que vão ajudar você a ter uma ótima colheita.
PODA DE RAMOS LADRÕES
Sabe aqueles brotos que crescem nas “axilas” de cada ramo? Estes são os famosos ramos ladrões, inimigos de qualquer plantação de tomates.
Estes devem ser eliminados para que não puxem energia da planta e diminua a capacidade de floração e frutificação. Se isto não for feito o quanto antes, pode comprometer sua plantação de tomates e afetar o desenvolvimento de novos frutos.
CAPAÇÃO
Este é um procedimento que consiste na eliminação do broto terminal/apical da haste principal. Ele costuma ser realizado naquelas tomateiras com variedades de hábito de crescimento indeterminado, ou seja, após o florescimento a planta ainda continua ramificando. Com a poda de capação você consegue uma maior floração e frutos mais graúdos.
Já as cultivares de crescimento determinado, ou seja, as que após floração não ramificam ou o fazem muito pouco, não há necessidade deste procedimento.
Para saber qual hábito de crescimento verifique na embalagem das sementes que adquiriu ou esclareça suas dúvidas com quem lhe forneceu as mudas da planta.
ERVAS DANINHAS
Ervas daninhas é um termo comumente utilizado para descrever plantas que costumam nascer de forma indesejada em canteiros ou até mesmo em grandes plantações e que podem ser extremamente prejudiciais para o que quer que você esteja cultivando, inclusive tomates.
Independente se a sua plantação de tomates estive em canteiros ou vasos, periodicamente é necessário remover as ervas daninhas (se houver) que podem crescer no local.
Realizar essa eliminação de ervas daninhas é necessário para que não ocorra competitividade pelos nutrientes no solo. É preferível que você faça a eliminação de forma manual, pois a aplicação de herbicidas se feita de forma incorreta pode afetar seriamente o desenvolvimento dos seus tomates ou até mesmo matar o seu cultivo.
REGAS e SUBSTRATO
As regas devem ser diárias, principalmente na fase de produção sempre ficar atento, se você mora em local muito quente com temperaturas elevadas pode ser necessário realizar até mais de uma vez ao dia, os frutos do tomate necessita de muita água par formar, fique atento neste quesito. Importante estar sendo cultivado em um solo/substrato bem drenante, para não ocorrer echarcamento e matar as raizes.
ADUBAÇÃO
Devido sua necessidade nutricional recomendamos utilizar o nosso adubo chamado Forth Hortaliças, sua formulação vai atender melhor suas necessidade e obterá uma boa produção em casa.
Com estas dicas, cultivar tomates em casa se tornará uma tarefa mais fácil do que você imagina. Coloque elas em prática e saboreie esse sabor apreciado no mundo inteiro!
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo
João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim