Dá origem ao melhor adubo para ser usado em seu cultivo. Tudo que você sempre quis saber para cultivar o Philodendron martianum está nesse artigo.
O Philodendron martianum pertence à família Araceae, é uma planta perene semi-lenhosa que pode atingir até 80 cm de altura. Em sua época de floração emite uma espada creme com 20 cm em média de comprimento, parecida com a floração do antúrio.
Apesar de ser uma planta bastante comum, muitas pessoas não a conhecem pelo nome. É até provável que o Philodendron martianum esteja presente em alguns jardins ou casas sem a pessoa saber.
Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito do Philodendron martianum. Desde curiosidades, como sua origem e a coloração das suas folhas, até informações essenciais para quem deseja cultivá-lo em casa.
Se você ficou interessado, recomendamos que prossiga com a sua leitura.
Informações gerais
É uma planta conhecida pelas suas folhas com tom de verde-escuro brilhante. Outra informação importante é que o Philodendron martianum é originário da mata Atlântica, mais especificamente das regiões de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Por ser de clima tropical/subtropical, não tolera baixas temperaturas e geadas, o ambiente ideal para seu desenvolvimento são os de meia sombra.
Esta espécie de filodendro possui folhas grandes, podendo ser considerada como uma planta semi-herbácea, até às vezes podendo se adaptar de forma epífita nas matas brasileiras.
Cultivo em casa
Recomendado muito para ambientes interiores, seja em vasos ou canteiros, o Philodendron martianum requer apenas um solo com boa matéria orgânica que deve ser mantido levemente úmido.
Também é aconselhável borrifar as folhas, na parte da manhã, com água mineral ou filtrada, já que a água de torneira é clorada e dependendo do nível de cloro pode danificar a planta. Um borrifador simples, daqueles que podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem ou mesmo aquelas de R $1,99, já vai dar conta da tarefa.
Já a adubação pode realizar com FORTH Jardim versão farelada ou líquida, para mantê-la nutrida e bonita o ano inteiro. Nossa dica é seguir as recomendações estampadas na embalagem do produto e, em caso de dúvida, pedir uma ajuda para o vendedor da loja de artigos para jardinagem.
Paisagismo
No paisagismo o Philodendron martianum também tem o seu valor, podendo ser utilizado sob as copas das árvores. Por ocorrer a filtração dos raios solares e não atingir diretamente durante todo o dia, pode até combinar com forrações de porte baixo, como, por exemplo:
- Fittonia verschaffeltii (fitonia mosaico)
- Plectranthus nummularius (hera-sueca)
- Tradescantia zebrina (lambari)
-
Tá vendo como de difícil o Philodendron martianum só tem o nome? Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a esclarecer todas as suas dúvidas a respeito dessa espécie tão majestosa.
E se você conhece alguma pessoa que pode estar com as mesmas dúvidas, este artigo é para ela!
Boa jardinagem!
Este artigo foi realizado em parceria com o site www.jardimcor.com
Autor: Raul Cânovas*
Revisor: João Pedro M. Leal - Eng. Agrônomo da FORTH Jardim
*Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.