Se você quer ter um jardim vertical, mas não sabe por onde começar, este artigo completo da Forth Jardim é perfeito para você!
Um jeito bem criativo de adicionar mais verde nos ambientes é a implantação de jardins verticais. É uma tendência que veio para deixar os locais públicos e privados mais modernos, contemporâneos e aconchegantes.
Porém, muitas dúvidas surgem ao longo do caminho. Como manter as folhas vistosas e uma irrigação eficiente? Quais cuidados devemos ter com os jardins verticais? Quais as plantas mais indicadas?
Vamos abordar aqui algumas dicas para auxiliar você caso queira se aventurar por esta técnica. A seguir, você encontrará dicas importantes sobre:
- As plantas mais adequadas
- Como realizar a irrigação
- Qual o substrato mais indicado
- Como adubar
- A importância da poda
Plantas adequadas
Antes de sair comprando qualquer planta, verifique o local onde ela será implantada: sol, sombra ou meia sombra? Analise bem o local da instalação, não misture plantas de crescimento agressivo com plantas de crescimento brando, pois uma poderá matar a outra, sobrepondo-se e impedindo de realizar fotossíntese.
A respeito das espécies, existem várias que você pode usar na composição do seu jardim vertical. Algumas que podemos citar são a Jiboia, o Véu-de-noiva, o Antúrio, a Samambaia, a Ripsális, a Barba-de-serpente e muitas outras.
Irrigação
Muitos jardins verticais já são vendidos com irrigadores automatizados, basta apenas regular a frequência e tempo de rega. Caso opte por modelos mais simples, sem irrigação, o importante é manter sempre o substrato de plantio úmido.
Você pode pulverizar água através de um pulverizador manual ou fazer a rega com mangueira ou regador dependendo da altura da parede verde. A irrigação está diretamente ligada a escolha das plantas, pois caso você não tenha muito tempo para as manutenções, escolha plantas mais resistentes à falta de água.
Substrato de plantio
Prefira substratos ao invés de terra vegetal. Substratos apresentam boa absorção de água e drenagem. Recomendamos o FORTH Condicionador Floreiras, é um substrato que já vai adubado, favorecendo o enraizamento e o pegamento das mudas. Ele já vem pronto para uso e possui todas as características mencionadas.
Adubação
Adubação é essencial para a manutenção das plantas, para que elas sempre estejam com um verde característico e se mantenham saudáveis ao longo do ano. Caso tenha optado por uma irrigação automatizada, escolha fertilizantes líquidos, pois são mais fáceis de manipular e não entopem a tubulação e bicos. Você pode utilizar, por exemplo, o adubo FORTH Samambaias, mesmo que tenha outras plantas, pode utilizar este adubo para todas.
Mas se você tiver uma parede verde pequena com poucos vasos e sem sistema de irrigação ou mesmo não possui muito tempo para ficar adubando, recomendamos utilizar o FORTH Cote 14-14-14 duração de 3 meses ou FORTH Cote 15-09-12 + micronutrientes com duração de 5 meses, colocando uma dose em cada vaso sobre o substrato.
Poda
Faça podas frequentes para que as plantas não cresçam muito e fiquem estioladas. Dependendo da espécie que escolheu, retire galhos e folhas secas para sempre ficar com aspecto bonito.
Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e que seu jardim vertical fique lindo. Se você conhece mais pessoas que estão pensando em montar um jardim vertical, compartilhe este artigo com elas!
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim
Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo