Cada vez mais cidades do mundo vêm investindo na arborização e na criação de áreas verdes. E isso é bom para as pessoas que vivem nelas, contribuindo até para a melhora da qualidade de vida. Quer saber por quê? Leia esse artigo da FORTH Jardim.
Você já deve ter ouvido falar dos benefícios da arborização urbana para as pessoas e para a própria cidade. Bom neste artigo, vamos entender melhor o porquê de se plantar cada vez mais árvores nas cidades.
Algumas, inclusive, já estão adotando medidas de arborização. Se antes era comum que os centros urbanos fossem cinzentos e sem vida, a tendência agora é que eles valorizem espaços mais verdes que procionem lazer e convívio humano. Medidas como essa servem para aumentar a qualidade de vida e aliviar o stress dos moradores, além melhorarem o clima das cidades.
Ficou curioso para conhecer melhor esses e outros benefícios da arborização urbana? Então confira alguns deles a seguir.
Contribui para a qualidade de vida
Em primeiro lugar a arborização oferece uma vasta área sombreada, tornando a qualidade de vida das pessoas muito melhor. Lembrando que vivemos num país de clima tropical onde as temperaturas são elevadas em quase toda época do ano.
Deixa a cidade mais bonita e fresca
Tem também o aspecto visual, tendo em vista que as cidades acabam ficando com uma estética muito mais bonita. Cidades verdes, além de mais belas, conseguem reduzir em até 4°C a temperatura ambiente, tornando cada vez mais agradável a sensação térmica, além de contribuírem para aumentar a umidade do ar, graças a transpiração das folhas.
Incentiva o turismo
O aumento de áreas verdes e parques é um motivo a mais para que turistas visitem e fiquem mais tempo na cidade. Em Nova York, o Central Parque é um dos pontos mais visitados e fotografados por pelos turistas. Em São Paulo, não poderia ser diferente, o Parque do Ibirapuera é amado tanto por visitantes quanto pelos próprios paulistanos, que vem o lugar como um oásis em meio a selva de pedra.
Ajudam até durante as enchentes
Na questão das enchentes, elas diminuem e retardam o escoamento superficial das águas em direção às baixadas, além de permitirem a infiltração da água no solo ao redor de seu tronco nas áreas de calçadas pavimentadas.
Contribuem para o bem-estar das pessoas
A arborização urbana também atua como um agente benéfico na qualidade física e mental do ser humano, causando um ótimo bem-estar por atenuar o sentimento de opressão típico das grandes cidades.
Abafam a poluição sonora
As árvores, assim como a vegetação em geral, formam uma barreira natural contra a propagação de ruídos em especial o de automóveis, ônibus e caminhões. De certa forma, é algo que também beneficia o bem-estar da população em geral, que não será importunada por sons altos e incômodos.
Filtram e melhoram a qualidade do ar
Por fim, e não menos importante, a sua folhagem funciona como filtro de ar por reter materiais particulados em suspensão que serão posteriormente lavados para o solo pelas águas das chuvas.
Cidades que já investem na arborização urbana
Alguns exemplos de cidades que apostaram na arborização e sentem as vantagens na qualidade de vida dos seus moradores: Maringá, Curitiba, Goiânia, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esperamos que no futuro esta lista aumente e cada vez mais cidades possam aproveitar os benefícios de aliar urbanismo com arborização.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo