Chegamos ao nosso artigo número 100!
E para comemorar não poderíamos deixar de abordar um tema que vai totalmente ao encontro ao principal lema da Forth Jardim: “fazer com que cada vez mais pessoas se apaixonem por cuidar de plantas”.
Por isso, vale reforçar que a jardinagem pode ser facilmente adaptada a qualquer idade e ambiente, além de ser uma forma das famílias se conectarem entre si e com a natureza.
Inúmeros estudos já foram realizados comprovando que a jardinagem pode trazer benefícios à saúde física e mental.
Em adultos, principalmente nos mais velhos, pode ajudar a melhorar a memória e a função cognitiva, além de ser uma forma de estimular uma vida mais ativa, evitando o sedentarismo.
Já para as crianças, é uma atividade lúdica, educativa e que também pode desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.
Outro ponto que não podemos deixar de citar é o potencial que a jardinagem tem para criar conexões.
Pode ser uma ótima forma de conexão entre os membros de uma família, uma atividade em comum do casal, um momento entre pais e filhos, ou mesmo com os avós, uma paixão passada de geração em geração.
Para as Crianças
Na maioria das vezes é possível realizar atividades de jardinagem com crianças a partir de 3 anos e começar com o cultivo desde o início, a partir do plantio de uma sementinha, pode ser uma boa opção, principalmente para que os pequenos entendam cada etapa.
Para criar um “berçário” de plantas pode ser usado potes ou outros recipientes que se tem em casa, inclusive tendo a oportunidade de explorar com a criança outra questão importante, a da reutilização.
A escolha da espécie que vai ser plantada também pode ser decidida em conjunto, de acordo com a preferência, como uma hortaliça, ervas ou alguma flor.
Para os Jovens e Adultos
A pandemia fez com que muitos percebessem o quanto ter plantas em casa além de deixar o ambiente esteticamente mais bonito, também traz bem-estar tornando os espaços mais leves e influenciando inclusive o humor.
O momento de interagir com as plantas, apesar de ser mais uma atividade incluída nas demandas diárias, também funciona para darmos uma “pausa no dia”, desligando-se dos problemas, saindo das telas e se conectando com a natureza.
Para quem mora em pequenas casas e apartamentos, por ocuparem pouco espaço, serem fáceis de cultivar e bem diversificada, as suculentas costumam fazer sucesso.
No entanto, há aqueles que acabam pegando gosto e se aprofundando um pouco mais na jardinagem, virando inclusive colecionadores de espécies que exigem mais cuidados, como é o caso das orquídeas.
Ou ainda aquelas que levam em consideração outras funcionalidades como ervas que servem de temperos ou para fazer um bom chá, ou até mesmo aquelas espécies que atraem boas energias e afastam as negativas.
Para os Idosos
Neste caso, a jardinagem pode ser uma ótima atividade, ajudando tanto a manter a autoestima, quanto possibilitando que eles se mantenham ativos. Ver que algo que foi cuidado por eles ganhando forma pode ser bastante prazeroso.
Regar, adubar, podar também não deixam de ser uma forma de exercitar-se e são atividades que podem ser adaptadas para ser praticadas por idosos que tem restrições de mobilidade.
E entre as espécies que costumam fazer sucesso entre os mais velhos, as ervas medicinais costumam marcar presença. Boldo, Camomila, Capim-Cidreira, Alecrim, seja no cultivo em vasos ou naquele jardim diversificado, para aquelas que dispõe de casas com quintal ou até mesmo sítios.
Quem nunca tomou um chá indicado pela vó para curar aquele resfriado ou dor de estomago?
Vale reforçar
Alguns cuidados podem ajudar aos idosos a praticarem a jardinagem de forma segura, sem deixar de perder a autonomia:
- Fique atento para que o ambiente onde as plantas ficam esteja sempre o mais livre o possível, além de deixar as ferramentas que serão utilizadas para os cuidados (regador, pazinha etc) de fácil acesso.
- No caso dos cultivos em vasos, dê preferência pelos médios, que não sejam nem tão profundos ou rasos.
- Em caso dos grandes espaços, que possuem jardins ou hortas, regadores automáticos podem auxiliar na manutenção.
- Atenção também para a altura dos vasos e de manter um banco ou uma cadeira para que o idoso possa sentar-se enquanto realiza os cuidados com as plantas.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Autor: Forth