Se está pensando em fazer algo diferente com seu jardim, deveria experimentar a topiaria. Neste artigo explicamos mais a respeito dela e como começar a praticá-la.
A palavra topiaria é derivada do latim e significa “adornar os jardins”. É uma técnica muito antiga de fazer esculturas nas plantas usando ferramentas de corte manual, como as tesouras, por exemplo. Os primeiros jardins trabalhados com esta técnica foram provavelmente os Jardins Suspensos da Babilônia.
É considerada uma arte bem sofisticada e está historicamente ligada à nobreza e realeza. A topiaria se tornou mais popular na era renascentista, sendo um elemento comum nos jardins ingleses e franceses.
No Brasil, com uma vasta flora tropical, nossos paisagistas eram avessos ao uso desta técnica muito formal para compor os jardins. Em vez disso, eles preferiam a informalidade e também uma assimetria planejada, como podemos observar nas obras de Burle Marx.
Mas a topiaria resistiu bem ao longo dos anos e se tornou peça fundamental nos jardins contemporâneos e minimalistas, com formas geométricas bem definidas. Hoje em dia, há até mesmo competições totalmente voltadas para a prática de topiaria, com direito a esculturas de plantas que parecem criaturas saídas diretamente da tela de cinema.
Mas nem tudo são flores...
A topiaria possui algumas desvantagens quando se refere ao tempo de conclusão e da manutenção do jardim. Normalmente as plantas usadas para a técnica da topiaria possuem crescimento lento, o que requer muita paciência de quem está querendo usar essa técnica no jardim. Por outro lado, as plantas apresentam longevidade e muita aptidão para a poda, pois suas folhas são fortes e firmes.
As podas devem ser feitas desde jovens, pois desta maneira, a planta vai adquirindo resistência ao forte manejo. Com o passar do tempo, as plantas se ramificam muito mais que o normal e assim, formam esculturas e formas bem densas.
Com tanta poda sendo feita não podemos esquecer que é necessário realizar uma forte nutrição para estas plantas. Recomendamos o uso frequente do fertilizante FORTH Jardim, que possui todos os minerais essenciais para o pleno desenvolvimento das plantas do seu jardim, incluindo aquelas que serão usadas na prática da topiaria.
Quais espécies de plantas usar
Não é qualquer planta que deve ser usada na prática da topiaria. Como falamos anteriormente neste texto, algumas não são ideais, como, por exemplo, as tropicais típicas do nosso país
Para você não ter dúvidas, preparamos uma lista com as melhores espécies para você começar a praticar topiaria em seu jardim. As plantas mais comuns usadas na topiaria são:
- Buxinhos
- Viburno
- Ligustro
- Tuias
- Ciprestes
São plantas que possuem uma folhagem naturalmente ramificada e compacta.
Topiaria nacional
No Brasil existem algumas cidades que possuem praças famosas por apresentarem uma coleção rica em topiaria. Uma delas é Batatais, que fica no interior do estado de São Paulo. Outra cidade que ficou conhecida por causa da arte com plantas é Victor Graeff, município gaúcho que em 2018 virou notícia devido às suas esculturas.
Essas são as principais informações que você precisa saber a respeito da topiaria. Se interessou em começar a praticá-la em casa? Boa sorte, só não se esqueça de enviar as fotos das suas esculturas. Boa jardinagem!
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo