Dúvidas Frequentes

5 motivos para ter plantas em casa

Conheça Academia Forth

Decoração, saúde, controle de temperatura… O que não faltam são motivos para você ter várias plantas em casa. Fizemos uma lista com os principais deles para você levar logo o verde para dentro da sua casa.

 

O projeto e a decoração de um imóvel são extremamente importantes para o bem-estar e para a qualidade de vida dos moradores. Uma forma simples e prática de conquistar tais atributos é por meio do cultivo de plantas em casa.

A criação de espécies vegetais independe do tamanho da casa ou do apartamento, uma vez que existem opções para todos os gostos e para todas as possibilidades. Para escolher as opções corretas, é importante estar atento aos cuidados necessários, visto que as plantas são seres vivos e demandam zelo e atenção.

Confira algumas dicas que temos para você!

 

Cinco motivos para ter plantas em casa

Além de contribuírem com a decoração de interiores, as plantas em casa trazem muitas vantagens para os moradores, que podem usufruir de mais conforto e de mais qualidade de vida.

 

1 - Melhora da qualidade do ar

As plantas, ao contrário dos animais, respiram gás carbônico e o transformam em oxigênio durante o processo de fotossíntese. Isso significa que as espécies são capazes de captar o CO₂ presente no ar e devolvê-lo na forma de O₂ ao ambiente, o que é benéfico para os seres humanos.

Isso significa que as plantas são essenciais para a melhora da qualidade do ar. Mesmo que todas as espécies realizam o processo de fotossíntese, há algumas que se destacam por serem capazes de eliminar poluentes e substâncias cancerígenas do ar, tais como: 

  • Gérbera;
  • Antúrios;
  • Espada-de-São-Jorge.

 

2 - Redução dos níveis de estresse

De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Hyogo, no Japão, as plantas são capazes de reduzir os níveis de estresse, sendo indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios. 

Entretanto, com a chegada da pandemia, as espécies são recomendadas, também, para os ambientes de home office. O contato passivo ou ativo com as plantas é fundamental, também, para diminuir os níveis de ansiedade.

 

3 - Redução da temperatura interna

O calor é um incômodo para muitos brasileiros e, para amenizar o problema, você pode investir em plantas em casa. Isso porque as espécies são ótimas para regular a umidade do ambiente, o que permite que a temperatura interna do ambiente seja reduzida.

Uma boa dica para quem deseja diminuir a temperatura é escolher espécies de tamanho pequeno ou médio, uma vez que plantas muito grandes em ambientes pequenos podem deixar o local ainda mais abafado.

 

4 - Aumento da produtividade

Mais uma vez, ter plantas em casa se mostra extremamente benéfico para quem trabalha na modalidade home office. Além de reduzir os níveis de estresse e de ansiedade, as espécies contribuem com o aumento da produtividade do funcionário.

Segundo o estudo Working From Home Increases Productivity, realizado pela empresa estadunidense Airtasker, as plantas são capazes de conferir sensações de bem-estar e de conforto ao colaborador, o que aumenta seus níveis de produção consideravelmente.

 

5 - Minimização de alergias

Ter plantas em casa ajuda a minimizar alergias - isso, é claro, se você não for alérgico às espécies em si. Para ter o benefício, a principal indicação é investir em clorofitos, uma planta de pequeno porte que se assemelha à grama.

As longas folhas da espécie são capazes de absorver partículas alergênicas e, com isso, conseguem eliminar grande parte das toxinas em um curto período de tempo.

 

Gostou? A seguir, indicaremos as melhores espécies para o seu lar.

 

Aglaonema

Também conhecida como café-de-salão, a aglaonema é uma planta de pequeno porte, que pode atingir de 20 a 130 centímetros de altura, em média. A espécie é caracterizada por folhas verdes, de aspecto majestoso e tropical.

A Aglaonema é indicada, principalmente, para imóveis nos quais os moradores não dispõem de muito tempo para cuidar das plantas. Isso porque são resistentes e se adaptam a ambientes com baixa luminosidade, além de necessitarem de apenas uma rega por semana.

A espécie é muito utilizada na decoração de interiores, especialmente em cômodos como salas e escritórios, uma vez que é benéfica para a purificação do ar.

 

Babosa

Existem mais de 300 espécies de babosa. A aloe vera é a mais conhecida, por isso é a mais fácil de ser encontrada no Brasil. A planta pode ser utilizada para decorar todos os ambientes da casa ou do apartamento, logo, é importante que você conheça suas principais características.

A babosa, que também é conhecida como caraguatá em algumas regiões, possui aspecto firme e quebradiço e, no interior, apresenta um líquido viscoso, conhecido por suas propriedades medicinais.

Rica em cálcio, minerais, vitaminas e muitos outros nutrientes, é uma espécie indicada para muitos fins, como para o tratamento de queimaduras e para tratar acne. Seu cultivo não envolve muitas regas e a babosa se adapta facilmente a vários ambientes.

 

Bambu Areca

O bambu areca é uma das principais palmeiras para cultivar no interior de um imóvel. A folhagem da espécie é um excelente elemento decorativo, uma vez que apresenta exuberantes folhas verdes ao longo de todo o ano.

Apesar de ser indicada para o interior de casas e de apartamentos, pode ser cultivada em jardins, nos quais podem atingir até seis metros de altura. Tolerante ao frio, o bambu areca apresenta crescimento rápido e deve ser cultivado a pleno sol ou a meia-sombra.

 

Chamaedorea

Conhecida como camedorea-elegante, a Chamaedorea é uma palmeira de pequeno porte de fácil cultivo e que apresenta apelo tropical. A espécie deve ser cultivada em ambientes bem iluminados e ventilados.

Apesar de precisar de um ambiente com luz para crescer e se desenvolver, a camedórea-elegante não deve ser exposta diretamente ao Sol, uma vez que os raios podem queimar suas folhas.

 

Cactos e suculentas

Os cactos e as suculentas são, sem dúvidas, algumas das espécies mais conhecidas pelos amantes de plantas no Brasil. E aqui vai uma curiosidade: todos os cactos são suculentos, mas nem todas as suculentas são cactos.

As espécies pertencem à mesma família, mas, enquanto a suculenta é originária de regiões como a África do Sul e Madagascar, os cactos surgiram no chamado Novo Mundo. Quanto ao cultivo, precisam de solos arenosos, muita luz solar (pelo menos quatro horas por dia) e poucas regas.

  

Bônus: confira dicas para criar uma decoração com plantas

Agora que você já conhece os principais benefícios de ter plantas em casa, chegou o momento de saber como utilizar as espécies para decorar seu imóvel.

 

Plantas na sala

A sala é um dos ambientes mais frequentados do imóvel e, por isso, deve ser bem decorada. A principal dica para escolher plantas para o cômodo é estar atento à área disponível, uma vez que espaços menores pedem espécies menores.

Uma boa dica para a sala é investir em pequenos vasos com plantas, que podem ser posicionados na superfície de móveis como a mesa de centro e o rack. Há, ainda, a possibilidade de utilizar vasos maiores, que podem ser colocados no chão ao lado dos sofás.

 

Plantas no quarto

É claro que você pode usufruir dos benefícios das plantas no quarto. Nesse cômodo, a principal indicação é preferir vasos pequenos, uma vez que a área disponível costuma ser menor. 

As principais espécies de planta para a decoração de quarto são:

  • Babosa;
  • Espada-de-São-Jorge;
  • Hera.

 

Plantas no banheiro

Por fim, saiba que é possível utilizar plantas, também, na decoração do banheiro. Apesar de o cômodo ser fechado e, muitas vezes, abafado, existem espécies que se adaptam bem às condições do local e conseguem se desenvolver. 

Para que a planta cresça saudável, procure sempre deixar a janela do banheiro aberta, para que a luminosidade do Sol e a ventilação atinjam a espécie, mesmo que de forma discreta.

Confira abaixo as espécies mais indicadas para a decoração de banheiros:

  • Bambu da sorte;
  • Cactos;
  • Lírio-da-paz.

 

Viu como ter plantas em casa pode ser benéfico para você e para o seu lar? Se você gostou, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares. Temos certeza que eles vão adorar!

Boa jardinagem!

 

Este artigo foi realizado em parceria com o site www.arboimoveis.com.br

Autor: www.arboimoveis.com.br

Revisor: João Pedro M. Leal - Eng. Agrônomo da FORTH Jardim

 

A Arbo Imóveis

Parceiros da Forth Jardim, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) é um aplicativo para corretores, e, além disso, operamos um dos maiores portais de imóveis do País.

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratizam processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!

 

Quer encontrar o imóvel ideal em um dos maiores portais do Brasil? Conheça a Arbo Imóveis e escolha seu novo lar!

 

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Quais os tipos de fungicidas?

Esta com problema de fungo em seu jardim e não sabe qual fungicida usar? vem tirar essa dúvida com a gente.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como efetuar a poda em suas plantas

Tudo que você precisa saber sobre a poda de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda por que as plantas são consideradas os novos pets

Qual a relação entre plantas e pets? Neste artigo completo da Forth Jardim, explicamos isso e também por que cada vez mais pessoas estão tendo plantas em casa!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo que você precisa saber sobre o Philodendron Martianum

Quer cultivar o Philodendron Martianum? Revelamos como fazer isso em casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Como ter plantas em um apartamento pequeno e quais as mais indicadas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como cultivar trevos-de-quatro-folhas?

Veja o que é preciso para cultivar trevo-de-quatro-folhas no seu jardim

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe como a “conivência” deles pode ser problemática, com direito a plantas destruídas e buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!