Dúvidas Frequentes

A importância dos macro e micronutrientes para uma adubação completa

Conheça Academia Forth

Os macros e micro nutrientes são categorias de nutrientes essenciais para a adubação das plantas. Para garantir o melhor desempenho nutritivo eles devem estar presentes no tratamento regular do seu jardim ou horta.

 

 

Para que possam se desenvolver com o máximo desempenho as plantas necessitam de vários tipos de nutrientes, entre eles o famoso trio NPK (Nitrogênio, Potássio e Fósforo).

Mas quais são os demais nutrientes essenciais para fornecer uma adubação completa para as suas plantas?

É sobre isso que vamos falar neste conteúdo!

Aqui você vai ver:

  • Categorias de nutrientes
  • Quais são os macronutrientes primários e quais as suas funções?
  • Nitrogênio (N)
  • Fósforo (P)
  • Potássio (K)
  • Quais são os macronutrientes secundários e quais as suas funções?
  • Enxofre (S)
  • Magnésio (Mg)
  • Cálcio (Ca)
  • Quais são os micronutrientes e quais as suas funções?
  • Qual a importância de adubar as plantas o ano todo?

 

Vamos lá?

 

 

Conheça as categorias de nutrientes e entenda a importância de uma nutrição completa

Para começar a compreender o universo da nutrição vegetal, é preciso saber que os nutrientes são divididos em dois grupos: os macro e os micronutrientes.

Os Macronutrientes são aqueles que as plantas consomem em maior quantidade. Eles estão divididos em macro primários e secundários.

Já os micronutrientes são consumidos em menor quantidade, mas ainda assim são tão importantes para o desenvolvimento das plantas quanto os MACROS. 

 

Quais são os macronutrientes primários e quais as suas funções?

Os macro primários são aqueles consumidos em grande quantidade pelas plantas, vamos a eles:

 

Nitrogênio (N)

O Nitrogênio é o elemento que as plantas consomem em maior quantidade. 

Dentro da planta ele faz parte de diversas proteínas como os ácidos nucléicos, fosfolipídios, nucleotídeos, alcalóides, hormônios (auxina e citocininas), além de outras moléculas essenciais como a clorofila, que dá o efeito externo mais visível: a vegetação verde e abundante.

 

Fósforo (P)

O Fósforo é muito importante para estimular o crescimento das raízes, floração e formação de sementes.  

Ele participa dos processos de transferência de energia, fotossintéticos, fosforilação de proteínas e oxidativas, produção de fosfolipídios, DNA, RNA, entre outras funções.

 

Potássio (K)

Ativador de mais de 60 enzimas, esse macronutriente participa da síntese de proteínas e de amido, influencia nos movimentos estomáticos, fotossíntese e manutenção da turgescência das células. Além disso ele atua no transporte do floema e crescimento celular e influencia no BRIX dos frutos (ou seja, na doçura da fruta).

 

Quais são os macronutrientes secundários e quais as suas funções?

Os macronutrientes secundários também são consumidos em alta quantidade pelas plantas, porém menos em relação aos macro primários, vamos a eles:

 

Enxofre (S)

Componente estrutural de cisteínas, metioninas e vitaminas, o Enxofre faz parte da estrutura das clorofilas e participa do processo de respiração e formação das glutationas.

 

Magnésio (Mg)

O Magnésio é um importante formador de clorofilas e ribossomos e ativador de enzimas. Além disso, ele participa do balanço de prótons nos tilacóides, é cofator da maioria das reações de energia e proporciona estabilidade estrutural de membranas.

 

Cálcio (Ca)

O Cálcio é o componente estrutural das membranas e das paredes celulares, portanto, é ele quem proporciona maior estruturação e resistência da planta. Além disso esse macronutriente é ativador de várias enzimas, atua como “mensageiro” de processos como absorção de luz, temperatura, produção de hormônios e ajuda a suportar possíveis estresses ambientais.

 

Quais são os micronutrientes e quais as suas funções?

Por fim temos os micronutrientes, consumidos em quantidade bem menor que a dos macronutrientes, porém tão importantes quanto para o pleno desenvolvimento das plantas,

Entre os micronutrientes essenciais destacamos o Zinco (Zn), o Cobre (Cu), o Ferro (Fe), o Manganês (Mn), o Molibdênio (Mo), o Boro (B) e o Cloro (Cl).

Além deles, temos também o Sódio (Na), o Cobalto (Co), o Silício (Si) e o Níquel (Ni), que são considerados bastante benéficos. 

De forma geral todos estes nutrientes participam de ativação e produção de enzimas e dos processos metabólicos das plantas.  Sem eles, as perdas podem ser grandes, seja na produção de frutos ou no crescimento de folhagens e flores.

 

A importância de adubar as plantas o ano todo?

Depois de toda essa explicação sobre os macro e micronutrientes e suas funções, vale reforçar a importância de manter suas plantas adubadas o ano todo.

Muita gente aplica o adubo só na hora do plantio e depois nunca mais e isso está errado!

A planta é um ser vivo que efetua processos metabólicos durante todo o ano. Mesmo em períodos de inatividade, seus sistemas fisiológicos não param.

Para que todos os processos listados ao longo deste post  sejam efetuados, as plantas precisam ser alimentadas constantemente

 

...

 

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura? 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

Quero aprender com FORTH

 

--

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

 João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Como melhorar os efeitos da adubação?

Sua adubação não está mais tendo o efeito esperado nas plantas? confira neste artigo como corrigir este problema

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Adubação em relação a dormência das plantas no outono e inverno

Muitas plantas em determinadas épocas do ano entram no estado de dormência, confira neste artigo se precisa ou não efetuar a adubação neste período

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda técnica super eficaz na estaquia de mudas

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dúvidas para usar os produtos FORTH?

Está com dúvidas na hora de usar os produtos FORTH Jardim? Então dá uma olhada neste compilado com as dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!