Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

Conheça Academia Forth

 

 Quem já cuidou de uma planta ou jardim em algum momento já teve que lidar com a Fumagina. Neste artigo a Forth Jardim vai explicar as causas e como combatê-la.

 

Frequentemente as plantas são atacadas por fungos, porém alguns fungos só aparecem em decorrência de outros fatores, como, por exemplo, ataque de pulgões e cochonilhas. São eles os verdadeiros responsáveis por alguns dos problemas que suas plantas costumam ter com fungos.

 

Não entendeu? Relaxa, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber! Então continue com a gente para saber como resolver problemas com fungos em seu jardim.

 

Mas antes de qualquer explicação mais aprofundada, você precisa saber que tratar diretamente o fungo não é a melhor decisão a ser tomada. Afinal, estará tratando um dos “sintomas” e não o problema em si, que é o inseto.

 

A verdadeira causa

Segundo a própria EMBRAPA, o fungo Capnodium sp., vulgarmente conhecido como fumagina, acaba formando uma camada de massa preta de esporos sobre as folhas. Isso impede a fotossíntese, prejudicando assim o metabolismo das folhas e consequentemente o desenvolvimento das plantas. Em vez de ser nociva a espécies específicas, a Fumagina é uma espécie que pode atacar todo e qualquer tipo de planta. E as folhas não são as únicas afetadas, os frutos também podem ser vítimas da ação do Fumagina.

Diferente do que muitos pensam, a Fumagina não ataca a planta de forma direta, mas sua ação pode comprometer ela seriamente. A camada que ele forma na planta prejudica a recepção de luz solar, e consequentemente o processo de fotossíntese. Com isso, as plantas do seu jardim terão problemas de crescimento de desenvolvimento.

 

Os problemas causados pela Fumagina

O caso é que a fumagina só se desenvolve em decorrência das secreções excretadas pelos pulgões e cochonilhas, que possuem um teor açucarado causado pela seiva da planta sugada durante sua alimentação.

O fungo em si não ataca diretamente a planta, porém recobre suas folhas impedindo a absorção de luz. Logo, sua planta não conseguirá se desenvolver corretamente, podendo até morrer em decorrência desse problema.

 

O que deve ser feito?

Antes de aplicar qualquer fungicida, precisamos efetuar o controle dos insetos, aplicando um FORTH Inseticida ou mesmo o FORTH Mata Cochonilha. E após 3 dias, efetuar aplicação do FORTH Fungicida. Com estes tratamentos, será possível controlar tanto o inseto quanto o fungo.

Nunca se deve aplicar ambos produtos juntos, o recomendado é que você espere alguns dias entre as aplicações. Aplicar os dois produtos ao mesmo tempo pode trazer complicações sérias para suas plantas. No fim, ao tentar resolver o problema desta maneira, você estará apenas causando ainda mais problemas ao seu jardim. Portanto, seja paciente e saiba esperar os dias necessários entre uma aplicação e outra.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que outras pessoas também estejam sofrendo com o mesmo problema em seus jardins.

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem ou horticultura? Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado! 

Então acesse agora mesmo e venha aprender com a FORTH Jardim!

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Como podar tomates e fazer os manejos corretos?

Veja neste artigo todas as dicas de cultivos de tomates.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!