Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Conheça Academia Forth

Se você quer ter um jardim vertical, mas não sabe por onde começar, este artigo completo da Forth Jardim é perfeito para você! 

 

Um jeito bem criativo de adicionar mais verde nos ambientes é a implantação de jardins verticais. É uma tendência que veio para deixar os locais públicos e privados mais modernos, contemporâneos e aconchegantes.

 

Porém, muitas dúvidas surgem ao longo do caminho. Como manter as folhas vistosas e uma irrigação eficiente? Quais cuidados devemos ter com os jardins verticais? Quais as plantas mais indicadas?

Vamos abordar aqui algumas dicas para auxiliar você caso queira se aventurar por esta técnica. A seguir, você encontrará dicas importantes sobre:

  • As plantas mais adequadas
  • Como realizar a irrigação
  • Qual o substrato mais indicado
  • Como adubar
  • A importância da poda 

Plantas adequadas

Antes de sair comprando qualquer planta, verifique o local onde ela será implantada: sol, sombra ou meia sombra? Analise bem o local da instalação, não misture plantas de crescimento agressivo com plantas de crescimento brando, pois uma poderá matar a outra, sobrepondo-se e impedindo de realizar fotossíntese.

A respeito das espécies, existem várias que você pode usar na composição do seu jardim vertical. Algumas que podemos citar são a Jiboia, o Véu-de-noiva, o Antúrio, a Samambaia, a Ripsális, a Barba-de-serpente e muitas outras.

 

Irrigação

Muitos jardins verticais já são vendidos com irrigadores automatizados, basta apenas regular a frequência e tempo de rega. Caso opte por modelos mais simples, sem irrigação, o importante é manter sempre o substrato de plantio úmido.

Você pode pulverizar água através de um pulverizador manual ou fazer a rega com mangueira ou regador dependendo da altura da parede verde. A irrigação está diretamente ligada a escolha das plantas, pois caso você não tenha muito tempo para as manutenções, escolha plantas mais resistentes à falta de água.

 

Substrato de plantio

Prefira substratos ao invés de terra vegetal. Substratos apresentam boa absorção de água e drenagem. Recomendamos o FORTH Condicionador Floreiras, é um substrato que já vai adubado, favorecendo o enraizamento e o pegamento das mudas. Ele já vem pronto para uso e possui todas as características mencionadas.

 

Adubação

Adubação é essencial para a manutenção das plantas, para que elas sempre estejam com um verde característico e se mantenham saudáveis ao longo do ano. Caso tenha optado por uma irrigação automatizada, escolha fertilizantes líquidos, pois são mais fáceis de manipular e não entopem a tubulação e bicos. Você pode utilizar, por exemplo, a linha FORTH Parede Verde.

Mas se você tiver uma parede verde pequena com poucos vasos e sem sistema de irrigação ou mesmo não possui muito tempo para ficar adubando, recomendamos utilizar o FORTH Cote 14-14-14 duração de 3 meses ou FORTH Cote 15-09-12 + micronutrientes com duração de 5 meses, colocando uma dose em cada vaso sobre o substrato.

 

Poda

Faça podas frequentes para que as plantas não cresçam muito e fiquem estioladas. Dependendo da espécie que escolheu, retire galhos e folhas secas para sempre ficar com aspecto bonito.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e que seu jardim vertical fique lindo. Se você conhece mais pessoas que estão pensando em montar um jardim vertical, compartilhe este artigo com elas! 

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Conheça 5 motivos para ter plantas em casa

As plantas trazem, além de vantagens estéticas, benefícios para o imóvel e para os moradores. Nesse artigo você vai saber por que deve ter plantas em casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Se você não tem muito espaço disponível em seu imóvel, precisa conhecer as principais espécies de plantas para apartamento pequeno.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como cultivar trevo de 4 folhas?

Quer ter a tão famosa planta da sorte em casa? venha ver com a gente como cultiva-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe como a “conivência” deles pode ser problemática, com direito a plantas destruídas e buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!