Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Conheça Academia Forth

 

Talvez você só conheça a grama comum, mas existem muitas outras espécies de gramíneas, algumas muito bonitas e que podem fazer parte do seu jardim. Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, vamos apresentar algumas delas para você!

 

Gramíneas não se resumem à grama que você costuma ver nos gramados das casas ou até mesmo campos esportivos. Elas vão muito além do que todo mundo conhece, e neste artigo vamos apresentar algumas delas que você pode usar para embelezar o seu lar.

 

Existem centenas de gramíneas ornamentais diferentes, de várias formas, cores, texturas e tamanhos. Essas plantas graciosas e relativamente fáceis de cultivar podem ser um belo complemento para o seu jardim.

Se você deseja usá-las como maciços, com o intuito de adicionar cor e volume ao ambiente é certeza que você encontrará uma espécie ornamental ideal para o seu projeto. 

Perguntas que você deve fazer antes de aquirir suas gramíneas ornamentais

Mas vamos com calma, antes de escolher a sua preferida para ornamentar seu jardim, existem algumas perguntas que você deve se fazer e responder:

  • A sua intenção é formar maciços?
  • Você quer plantas com volume, vistosas e de altura considerável?
  • A área que você quer colocar recebe sol direto na maior parte do dia?

Essas são as três principais questões que você deve se fazer e responder antes mesmo de adquirir uma gramínea ornamental.

Espécies de gramíneas ornamentais

A maioria das gramíneas ornamentais florescem do Verão ao Outono, mas há algumas espécies que continuam com suas floradas ao longo dos meses mais frios do ano. Aqui vão algumas dicas de gramíneas ornamentais para escolher e deixar seu jardim.

Helictrotrichon – Conhecido como “Grande Grama Azul”, é uma planta prefere um clima mais ameno, solos bem drenados e ricos em material orgânico. Ideal para ser usado em maciços ou até mesmo em touceiras isoladas.

Miscanthus – Também chamado de “Capim Prata”. Apresenta uma florada que parece uma delicada plumagem branca. Muito usado em projetos de paisagismo como plantas isoladas compondo a paisagem dando volumes ao projeto.

Capim dos Pampas – Muito utilizado nas decorações de festas nos anos 70, o Capim dos Pampas está de volta com força total. Hoje os principais paisagistas utilizam esta planta em seus projetos para dar volume, cor e, quando na época da florada, uma explosão de plumagens de encher os olhos. Pode atingir até 3 metros de altura e podem ser cultivados isoladamente. Preferem solos bem drenados e podem ser podados após a floração.

Capim do Texas – A coloração de suas folhas pode apresentar desde uma cor mais puxada para o verde até tons roxos. Atingem até 1 metro de altura e são cultivados em bordaduras de canteiros ou formando maciços, podem até mesmo ser cultivados em vasos. É sempre bom ressaltar também que o Capim do Texas prefere solos bem drenados e com boa fertilidade.

Outras dicas de gramíneas são: Bambu de Jardim e o Bambu Mossô.

Para todas estas opções listadas acima recomendamos uma adubação com nosso fertilizante FORTH Jardim, com uma fórmula completa e bem equilibrada favorecendo o crescimento e manutenção das folhas.

-

Esperamos que com as informações passadas pela Forth Jardim você consiga deixar seu jardim ainda mais bonito e cheio de vida fazendo uso das gramíneas ornamentais. Boa jardinagem e até a próxima!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Quais os tipos de fungicidas?

Esta com problema de fungo em seu jardim e não sabe qual fungicida usar? vem tirar essa dúvida com a gente.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como efetuar a poda em suas plantas

Tudo que você precisa saber sobre a poda de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda por que as plantas são consideradas os novos pets

Qual a relação entre plantas e pets? Neste artigo completo da Forth Jardim, explicamos isso e também por que cada vez mais pessoas estão tendo plantas em casa!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo que você precisa saber sobre o Philodendron Martianum

Quer cultivar o Philodendron Martianum? Revelamos como fazer isso em casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

5 motivos para ter plantas em casa

Por que ter plantas pode ser bom para você e para o seu lar?

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Como ter plantas em um apartamento pequeno e quais as mais indicadas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como cultivar trevos-de-quatro-folhas?

Veja o que é preciso para cultivar trevo-de-quatro-folhas no seu jardim

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe como a “conivência” deles pode ser problemática, com direito a plantas destruídas e buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!