Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Conheça Academia Forth

Talvez você não saiba, mas seu jardim talvez tenha  algumas plantas inusitadas que podem ser comidas e até mesmo usadas em receitas. São as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Descubra mais sobre elas aqui.

 

 

Aviso: as informações contidas nesta matéria têm apenas o caráter informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos e nutricionistas. Então, antes de pensar em preparar alguma receita com as plantas que citamos neste texto, entre em contato e converse com alguém da área a respeito dos valores nutricionais de cada uma delas.

 

PANC, ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, são um fenômeno que vem chamando cada vez mais atenção de muitos jardineiros e até mesmo chefes de cozinha famosos e renomados. Mas, final, o que são elas e como você pode cultivá-las no seu próprio jardim?

 

Na maioria das vezes, estas plantas são bem rústicas, podendo crescer de forma espontânea. As PANC pode ser facilmente encontradas e grande parte das pessoas nem mesmo sabem o que elas são e nem como podem ser úteis na cozinha. 

 

Muitas delas já foram amplamente consumidas por nossos avós e bisavós, porém com o passar do tempo foram sendo deixadas de lado. Ainda assim, são ótimas opções e muito nutritivas, além de democratizarem o acesso à alimentação saudável, já que são acessíveis a todos e são bem fáceis de serem encontradas.

 

Antes de consumir qualquer PANC é importante sempre pesquisar em fontes que sejam confiáveis e falar com especialistas da área para aprender a identificar corretamente quais plantas que podem ser ingeridas e quais são as quantidades corretas. Agindo desta forma, você irá aproveitar ainda mais o sabor das Plantas Alimentícias Não Convencionais indicadas por nós e ainda evita problemas, como uma intoxicação.

 

Conheça as principais Plantas Alimentícias Não Convencionais que estão voltando com tudo na culinária brasileira! 

 

Urtiga

É uma das plantas mais ricas em ferro e em alguns países, como na Itália, é um item famoso na culinária e costuma ser usada em várias receitas. A “Sopa de Urtiga”, por exemplo, como o próprio nome já diz, tem esta planta como ingrediente principal.

 

Caruru

É rica em proteínas, fibras, ferro e magnésio. É bastante usada no interior do Brasil para acompanhar carnes e feijão. Seu sabor costuma ser muito comparado com o espinafre.

 

Taioba

Esta é um clássico da cozinha caipira. É uma planta muito saborosa e pode ser consumida como acompanhamento de feijoadas.Mas é necessário cozinhá-la antes de fazer o consumo.

 

Capuchinha

É uma das mais famosas e já vem ganhando muito destaque nos principais restaurantes das grandes cidades brasileiras. As folhas, as sementes e até mesmo as flores são comestíveis, além, poder ser usada de forma ornamental para decorar os pratos.

 

Ora-pro-nóbis

Esta planta é muito conhecida em Minas Gerais e é usada principalmente com frango e feijão. Tem também uma característica de pigmento verde.

 

Araruta

É uma planta muito nutritiva, além de também ser medicinal. É possível extrair da Arauta um amido sem glúten que pode muito bem substituir o trigo ou a aveia.

 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que consiga incrementar algumas de suas receitas com as plantas citadas aqui. Mas ressaltamos novamente: não faça isso sem antes consultar um nutricionista ou mesmo um profissional da área da saúde.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Quais os tipos de fungicidas?

Esta com problema de fungo em seu jardim e não sabe qual fungicida usar? vem tirar essa dúvida com a gente.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como efetuar a poda em suas plantas

Tudo que você precisa saber sobre a poda de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda por que as plantas são consideradas os novos pets

Qual a relação entre plantas e pets? Neste artigo completo da Forth Jardim, explicamos isso e também por que cada vez mais pessoas estão tendo plantas em casa!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo que você precisa saber sobre o Philodendron Martianum

Quer cultivar o Philodendron Martianum? Revelamos como fazer isso em casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

5 motivos para ter plantas em casa

Por que ter plantas pode ser bom para você e para o seu lar?

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Como ter plantas em um apartamento pequeno e quais as mais indicadas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como cultivar trevos-de-quatro-folhas?

Veja o que é preciso para cultivar trevo-de-quatro-folhas no seu jardim

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe como a “conivência” deles pode ser problemática, com direito a plantas destruídas e buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!