Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Conheça Academia Forth

 

Cada vez mais cidades do mundo vêm investindo na arborização e na criação de áreas verdes. E isso é bom para as pessoas que vivem nelas, contribuindo até para a melhora da qualidade de vida. Quer saber por quê? Leia esse artigo da FORTH Jardim. 

 

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios da arborização urbana para as pessoas e para a própria cidade. Bom neste artigo, vamos entender melhor o porquê de se plantar cada vez mais árvores nas cidades.

 

Algumas, inclusive, já estão adotando medidas de arborização. Se antes era comum que os centros urbanos fossem cinzentos e sem vida, a tendência agora é que eles valorizem espaços mais verdes que procionem lazer e convívio humano. Medidas como essa servem para aumentar a qualidade de vida e aliviar o stress dos moradores, além melhorarem o clima das cidades.

 

Ficou curioso para conhecer melhor esses e outros benefícios da arborização urbana? Então confira alguns deles a seguir.

Contribui para a  qualidade de vida

Em primeiro lugar a arborização oferece uma vasta área sombreada, tornando a qualidade de vida das pessoas muito melhor. Lembrando que vivemos num país de clima tropical onde as temperaturas são elevadas em quase toda época do ano.

Deixa a cidade mais bonita e fresca

Tem também o aspecto visual, tendo em vista que as cidades acabam ficando com uma estética muito mais bonita. Cidades verdes, além de mais belas, conseguem reduzir em até 4°C a temperatura ambiente, tornando cada vez mais agradável a sensação térmica, além de contribuírem para aumentar a umidade do ar, graças a transpiração das folhas.

Incentiva o turismo

O aumento de áreas verdes e parques é um motivo a mais para que turistas visitem e fiquem mais tempo na cidade. Em Nova York, o Central Parque é um dos pontos mais visitados e fotografados por pelos turistas. Em São Paulo, não poderia ser diferente, o Parque do Ibirapuera é amado tanto por visitantes quanto pelos próprios paulistanos, que vem o lugar como um oásis em meio a selva de pedra.

Ajudam até durante as enchentes

Na questão das enchentes, elas diminuem e retardam o escoamento superficial das águas em direção às baixadas, além de permitirem a infiltração da água no solo ao redor de seu tronco nas áreas de calçadas pavimentadas.

Contribuem para o bem-estar das pessoas

A arborização urbana também atua como um agente benéfico na qualidade física e mental do ser humano, causando um ótimo bem-estar por atenuar o sentimento de opressão típico das grandes cidades.

Abafam a poluição sonora

As árvores, assim como a vegetação em geral, formam uma barreira natural contra a propagação de ruídos em especial o de automóveis, ônibus e caminhões. De certa forma, é algo que também beneficia o bem-estar da população em geral, que não será importunada por sons altos e incômodos.

Filtram e melhoram a  qualidade do ar

Por fim, e não menos importante, a sua folhagem funciona como filtro de ar por reter materiais particulados em suspensão que serão posteriormente lavados para o solo pelas águas das chuvas.

Cidades que já investem na arborização urbana

Alguns exemplos de cidades que apostaram na arborização e sentem as vantagens na qualidade de vida dos seus moradores: Maringá, Curitiba, Goiânia, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esperamos que no futuro esta lista aumente e cada vez mais cidades possam aproveitar os benefícios de aliar urbanismo com arborização.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 

Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim.

Veja quais são as principais ferramentas para manutenção do seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Inimigo invisível

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

É necessário realizar a adubação durante o Outono e o Inverno?

O Outono e o Inverno são as estações de dormência das plantas. Mas será que mesmo assim a adubação é necessária? É o que vamos explicar.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda técnica super eficaz na estaquia de mudas

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

A importância dos macro e micronutrientes para uma adubação completa

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dúvidas para usar os produtos FORTH?

Está com dúvidas na hora de usar os produtos FORTH Jardim? Então dá uma olhada neste compilado com as dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!