Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Conheça Academia Forth

Não, as plantas carnívoras não são tão assustadoras como os filmes nos fazem pensar. Elas são até bem delicadas. Com este artigo você vai aprender tudo sobre elas e como cultivá-las.

 

Seja em filmes, jogos ou histórias de fantasia, as plantas carnívoras já fazem parte do imaginário popular. Mas já pode ir apagando da sua mente a imagem que você tem delas.

 

Elas não chegam a ser gigantes como algumas super produções nos fazem acreditar, muito menos têm um apetite voraz capaz de devorar animais inteiros de uma vez. Neste artigo, vamos tanto desmistificar alguns boatos sobre as plantas carnívoras quanto ensinar você a cuidar delas.

 

Prossiga a sua leitura para saber a verdade a respeito das plantas que sempre despertaram a atenção e a curiosidade das pessoas.

 

Sobre as plantas carnívoras

Plantas carnívoras são muito exóticas e geralmente são cultivadas por um público bem específico, fazendo bastante sucesso com as crianças. A maioria das espécies é originária da Ásia, mas encontramos algumas variedades na África e Austrália.

Como cultivar

Para cultivar plantas carnívoras em casa utilize vasos plásticos, pois estes conseguem manter mais a umidade. As regas devem ser frequentes, ou seja, o substrato onde ela está sendo cultivada deve permanecer úmido, muitas vezes pode-se perceber que há a formação de musgo na superfície do vaso, devido ao alto teor de água.

O substrato deve ser bem drenante, pois a água deve passar com facilidade, mantendo o solo úmido sem encharcá-lo. Muitos cultivadores utilizam musgo esfagno com perlita ou areia com perlita.

Precisam de muita luz?

São plantas que devem ser cultivadas em ambientes com muita luz solar direta, há exceções como, por exemplo, as Nepenthes, que preferem boa iluminação, mas não o sol direto. Plantas que não estão recebendo luz na medida certa, perdem a coloração vermelha característica da espécie.

Não mude as plantas de lugar à meia-sombra para o sol direto de uma vez, faça essa mudança aos poucos:

  • 2 - 3 dias deixe 2 horas no sol direto
  • Depois mais 3 dias de 3 - 4 horas
  • Depois mais 3 - 4 dias deixe 6 horas
  • E vá aumentando 2 horas a cada 3 dias em média até que sua planta carnívora fique o dia inteiro no sol pleno.

Não use qualquer água para regar

Como dissemos anteriormente estas plantas são exigentes quanto à quantidade de água, bem como a qualidade dela. Elas não gostam de água de torneira, pois há muito cloro e outros minerais, que pode causar danos ao seu desenvolvimento, utilize na rega água filtrada.

No inverno, com as baixas temperaturas e o menor período de exposição à luz, muitas espécies passam a "hibernar", ou seja, entram num estado de dormência. Nesta época elas param de crescer e podemos diminuir o número de regas.

Como fazer a nutrição

Sua alimentação é composta, em sua maioria, por insetos e é deles que elas retiram a maior parte dos nutrientes para seu desenvolvimento. Ainda assim, recomendamos colocar de 3 a 5 bolinhas de FORTH Cote 14-14-14 ao redor da planta, repondo a cada 3 meses o adubo. Outra dica é evitar colocar a mão nas plantas para ver elas abrindo e fechando, pois a mão humana contém substancias que podem prejudicar estas plantas.

Viu como elas são bem menos selvagens do que imaginamos, podendo ser até bem delicadas quanto a alguns cuidados? Esperamos ter ajudado você a entender sobre como cuidar da sua planta carnívora. E se você conhecer alguém com as mesmas dúvidas, não se esqueça de compartilhar este artigo com a pessoa.

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!



Leia Também

Dúvidas Frequentes

Cães e jardins

Conciliar os doguinhos com os jardins pode ser difícil, mas neste artigo vamos dar algumas dicas de como conseguir.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Sempre teve dúvidas em como regar suas plantas? Então vem com a gente aprender esse tema tão importante.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!