Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

Conheça Academia Forth

 

A poluição está em todos os lugares, inclusive no ar que você respira dentro da sua casa. Mas neste artigo exclusivo da FORTH Jardim, você vai aprender como lidar com ela usando algumas plantas super fáceis de serem encontradas. Clique para saber mais.

 

 

 

As plantas decoram nossas casas e valorizam os ambientes deixando-os mais vivos e coloridos. Mas as vantagens de se ter uma planta em casa não para por aí, elas também podem melhorar a qualidade do ar que respiramos e limitar a poluição. Como é possível que isso aconteça?

Durante a fotossíntese, as plantas são capazes de capturar os agentes poluentes presentes na forma de gás no ar que respiramos todos os dias. O metabolismo da planta torna esses agentes inativos, mas somente quando atingem as raízes é que ocorre a neutralização.

Todas as plantas conseguem fazer esse processo, mas algumas chegam a neutralizar até 80% dos poluentes presentes! São verdadeiras plantas purificadoras que melhoram a qualidade do ar que respiramos.

Muitos compostos orgânicos voláteis podem estar presentes nas residências, podem vir dos solventes das tintas com as quais pintamos as paredes, de algumas substâncias adesivas com as quais os móveis são colados, do formaldeído presente em detergentes, fumaça de cigarro ou mesmo da poluição que já está tão presente em nossas cidades, principalmente naquelas com uma grande frota de carros.

Ficou curioso para saber quais plantas são úteis no combate à poluição e nos benefícios que elas podem trazer ao seu lar? Aqui estão algumas plantas indicadas para combater os efeitos negativos dessas substâncias.

Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica) – De cor verde-escura, suas hastes são muito resistentes. Ela é muito útil contra a radiação eletromagnética.

Dracena bandeira (Dracaena fragans) – Também conhecida como tronco da felicidade, é uma planta com folhagem verde e vistosa que suporta bem o calor. Ela é útil contra: benzeno, tricloroetileno e tolueno.

Jibóia - É uma planta trepadeira que pode ser cultivada em substrato ou em hidroponia (cultivo em água). Seu crescimento é muito rápido e permanece com as folhas vistosas facilmente. Ela é útil contra fumaça de cigarro.

Filiodendro (Philodendron oxycardyun) - É útil para absorver benzeno e monóxido de carbono. Um jeito de cuida dele é nunca deixar a terra secar completamente. Você também pode colocá-lo num vaso só com água.

Babosa (Aloe vera) - Usada para absorver o formaldeído presente no ar. Para cuidar dela não tem muito segredo: mantenha-a na sombra e regue sempre que notar que a superfície do solo está seca.

Crisântemo (Chrysanthemu morifolium) - Ideal para eliminar o benzeno presente no ar. Muitas pessoas não sabem, mas a exposição a longo prazo ao benzeno pode causar dores de cabeça, sonolência, irritação na pele, nos olhos e até mesmo nas vias respiratórias.

Cuidando das suas plantas para que elas cuidem de você
Também é importante avisar que você não pode esquecer de mantê-las sempre saudáveis. Para isso recomendamos a utilização do fertilizante FORTH Jardim. É uma formulação bem balanceada para a nutrição destas plantas. Siga a recomendação da embalagem.

Essas foram algumas dicas de plantas purificadoras, mas vale ressaltar que cultivar qualquer espécie torna nosso ambiente mais alegre e cheio de vida. Boa jardinagem!

-

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 

Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim.

Veja quais são as principais ferramentas para manutenção do seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Inimigo invisível

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

É necessário realizar a adubação durante o Outono e o Inverno?

O Outono e o Inverno são as estações de dormência das plantas. Mas será que mesmo assim a adubação é necessária? É o que vamos explicar.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda técnica super eficaz na estaquia de mudas

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

A importância dos macro e micronutrientes para uma adubação completa

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dúvidas para usar os produtos FORTH?

Está com dúvidas na hora de usar os produtos FORTH Jardim? Então dá uma olhada neste compilado com as dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!