Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim.

Conheça Academia Forth

Falamos no blog sobre fertilizantes, espécies de plantas adequadas para cada situação, irrigação, transplante de árvores, e muito mais, porém não podemos nos esquecer de falar um pouco sobre as ferramentas na jardinagem. Sem elas não conseguimos podar galhos secos, revolver condicionadores de solo, regar nossos vasos, retirar ervas daninhas de canteiros, e muito mais. Você conhece as principais ferramentas e como usá-las com segurança? Vamos listar aqui as principais ferramentas manuais na jardinagem.

Enxada de Jardim - Vamos começar com uma das mais famosas: a enxada de jardim. É sem dúvida a principal delas no que se refere à implantação e manutenção de áreas verdes. Muito versátil, você pode cavar berços de plantio até preparar canteiros de horta. É uma ferramenta essencial para todos os jardineiros. Possui muitas variações quanto ao tamanho do cabo e da lâmina de corte.

Pá manual ou espátula de jardim - As pás manuais são perfeitas para cavar, transplantar mudas pequenas e até bulbos. Ideal para se mexer em vasos e floreiras, onde temos pequenos espaços para manejar ferramentas. Há no mercado as pás manuais largas e estreitas, opte pelas largas pois são mais versáteis.

Tesoura de poda – Sem dúvida, é uma ferramenta essencial na manutenção dos nossos jardins. São ideais para as podas de condução, formação e podas de limpeza. Elas nos ajudam a fazer um corte limpo sem machucar os galhos das plantas. Há uma grande variação de tamanho de corte, procure uma que atenda a maior parte das suas plantas (estamos nos referindo ao diâmetro de corte da lâmina).

Tesoura de jardim – Também conhecida como tesoura de cerca viva. Muito útil quando temos muitas folhagens para podar de uma só vez. São ideais para manter as cercas vivas alinhadas e aparar pequenos espaços com grama.

Ancinho ou rastelo – Outra ferramenta clássica para se ter num jardim. Ele nos ajuda a nivelar o solo, remover galhos e resíduos de podas. Opte por rastelos bem resistentes.

Vanga – Ferramenta ideal para acabamento de canteiros e corte de grama. Muito usada também para formação de berços de plantio. Atente-se para que ela tenha um suporte na parte de trás onde você possa fazer um esforço e apoiar os pés para facilitar seu manuseio.

Mangueira – Após o plantio o que mais precisamos agora é uma boa rega de nossas plantas. Nada mais prático que uma boa mangueira de jardim. Escolha pelo tamanho de sua área e opte por bicos tipo chuveirinho.

Uma dica muito importante é usar Luvas. Elas irão proteger as ferramentas mais importantes no cultivo do nosso jardim: Nossas mãos.

Lembre-se de limpar e manter suas ferramentas organizadas e esterilizadas, arrume um local fechado para guardá-las, desta maneira garantimos que esteja tudo pronto para a próxima manutenção.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Inimigo invisível

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

É necessário realizar a adubação durante o Outono e o Inverno?

O Outono e o Inverno são as estações de dormência das plantas. Mas será que mesmo assim a adubação é necessária? É o que vamos explicar.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda técnica super eficaz na estaquia de mudas

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

A importância dos macro e micronutrientes para uma adubação completa

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dúvidas para usar os produtos FORTH?

Está com dúvidas na hora de usar os produtos FORTH Jardim? Então dá uma olhada neste compilado com as dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!