Dúvidas Frequentes

Quais os principais tipos de fungicidas?

Conheça Academia Forth

Não basta só combater os fungos que aparecerem nas suas plantas, também é necessário´saber qual fungicida usar. Descubra isso e muito mais nesse artigo completo.

Quando sua planta ornamental está doente e você sabe que são fungos, qual sua primeira reação?

- Procurar um fungicida para tratar logo esse problema! Claro!

Aposto que respondeu isso, né?!

Pois bem, mas você sabe qual o fungicida adequado para o seu caso? Então continue lendo este artigo para ficar por dentro.

 

Fungicidas são como remédios, mas voltado para plantas.

 

Para começar, precisamos deixar claro que existem vários tipos de fungicidas cada um com uma molécula diferente, algumas com espectro mais amplo ao qual conseguem controlar vários tipos de fungos e outras de ação mais específica.

 

Como exemplo, podemos fazer um paralelo com os remédios que você toma quando está doente. Alguns medicamentos vão conseguir controlar certas doenças para o qual ele foi pesquisado e produzido, já para outras doenças ele não vai ser eficaz.

 

O pensamento para os fungicidas é idêntico.

 

Sabia que tem dois tipos de ação dos fungicidas nas plantas? Você vai encontrar fungicidas de contato e fungicidas sistêmicos. É agora que você pensa

 

– Meu Deus, o que é contato e sistêmico?!

 

Calma pequeno gafanhoto, vou te explicar.

 

Fungicidas de contato

 

São aqueles que não são absorvidos pelas plantas, ficando, portanto, sobre as folhas efetuando a proteção, como uma película protetiva. Este tipo de fungicida controla aqueles fungos que agem superficialmente nas plantas, como ferrugens, fumaginas, etc.

 

É importante saber que alguns fungicidas de contato podem formar uma película protetora sobre as folhas. Se você se importa muuuuito com a estética da sua planta, então não deve usar ele, pois sua planta vai ficar “manchada” por algum tempo. 

 

Mas saiba que isso é questão de preferência de escolha de tratamento

 

Há pessoas que não se incomodam com a aparência dela a curto e médio prazo e julgam que o importante é tratar o fungo e deixar a planta bonita no futuro, livre de doenças.

 

São nesses casos que recomendamos o FORTH Fungicida Cobre. Este nosso fungicida desenvolve essa película protetiva na sua planta, que citamos a pouco.

 

Outro ponto importante para ficar atento é que a capacidade de fixação nas folhas do FORTH Fungicida Cobre vai depender muito do tipo de folha. Algumas, vão permitir maior capacidade de fixação, sendo assim, o produto pode ficar por muito mais tempo.

 

Recomendamos que, após perceber que o fungo foi controlado, seja passado um pano úmido ou uma buchinha com a parte macia nas folhas para retirar a película. Há situações onde o tamanho/tipo da folha possa dificultar essa remoção, então, não indicamos esse produto.

 

Se estiver em dúvidas sobre essa questão de fixação do produto nas folhas, uma dica é você aplicar o produto primeiro e somente na folha que está com fungos e ver com o tempo se a fixação vai ser alta nela.

 

Em algumas plantas a fixação do fungicida pode ser menor, o que torna sua fixação mais fácil (isso não afeta em nada a eficácia do produto). Nessa situação a película começa a se soltar sozinha, pois o vento, chuva e/ou sol dão conta de eliminá-la.

 

Quem disse que ser médico de plantas era fácil, hein? Sempre busque ajuda de um Engenheiro Agrônomo ou Técnico Agrícola antes de utilizar fungicidas, ou mesmo os inseticidas nas suas plantas.

 

Fungicidas sistêmicos

 

Estes tipos de produtos agem de maneira diferente dos fungicidas de contato, pois são absorvidos pela planta e fazem o tratamento de dentro para fora.

 

Então em fungos como os que causam necroses, podridões e etc, estes fungicidas são os mais indicados, já que são fungos que têm capacidade de agredir internamente a planta.

 

Para estes casos indicamos o FORTH Fungicida, nosso produto à base de Difenoconazol.

 

Por ser sistêmico vai agir internamente, portanto, não irá formar a película sobre a folha e será totalmente absorvido pela planta.

 

Logo, para quem não quer a estética da planta afetada, recomendamos utilizar este produto.

 

Você tem uma planta que usou fungicidas e não está melhorando?

 

Então atente-se para 3 possibilidades:

 

1 - O fungicida que você utilizou não é para aquele tipo de fungos

2 - Pode ser que a planta esteja com bactéria

3 - Pode ser que a planta esteja com vírus

 

Se for bactéria ou vírus, recomendamos podar as partes afetadas para tentar impedir de se espalhar para o restante da planta. Muitas vezes os sintomas de contaminação de bactérias/vírus podem se assemelhar visualmente com os sintomas dos fungos.

-

Esperamos que com essa pequena ajudinha nossa você consiga livrar suas plantas dos fungos. E como não gostamos de imaginar plantinha alguma sofrendo por causa deles, recomendamos que você compartilhe este artigo que amigos e conhecidos que possam ter esse mesmo problema.

 

Boa jardinagem!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Autor: João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim 

Revisores: Rodolpho Zanardo / Marketing da FORTH Jardim

Leia Também

Dúvidas Frequentes

Como cultivar o Bambu-da-sorte

Venha conferir sobre a forma de cultivo e qual o ambiente ideal, além claro de muitas curiosidades sobre essa planta.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como efetuar a poda em suas plantas

Tudo que você precisa saber sobre a poda de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda por que as plantas são consideradas os novos pets

Qual a relação entre plantas e pets? Neste artigo completo da Forth Jardim, explicamos isso e também por que cada vez mais pessoas estão tendo plantas em casa!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo que você precisa saber sobre o Philodendron Martianum

Quer cultivar o Philodendron Martianum? Revelamos como fazer isso em casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

5 motivos para ter plantas em casa

Por que ter plantas pode ser bom para você e para o seu lar?

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Como ter plantas em um apartamento pequeno e quais as mais indicadas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como cultivar trevos-de-quatro-folhas?

Veja o que é preciso para cultivar trevo-de-quatro-folhas no seu jardim

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe como a “conivência” deles pode ser problemática, com direito a plantas destruídas e buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!