Dúvidas Frequentes

Tudo que você precisa saber sobre o Philodendron Martianum

Conheça Academia Forth

Dá origem ao melhor adubo para ser usado em seu cultivo. Tudo que você sempre quis saber para cultivar o Philodendron martianum está nesse artigo.

 

O Philodendron martianum pertence à família Araceae, é uma planta perene semi-lenhosa que pode atingir até 80 cm de altura. Em sua época de floração emite uma espada creme com 20 cm em média de comprimento, parecida com a floração do antúrio.

 

Apesar de ser uma planta bastante comum, muitas pessoas não a conhecem pelo nome. É até provável que o Philodendron martianum esteja presente em alguns jardins ou casas sem a pessoa saber.

Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito do Philodendron martianum. Desde curiosidades, como sua origem e a coloração das suas folhas, até informações essenciais para quem deseja cultivá-lo em casa. 

Se você ficou interessado, recomendamos que prossiga com a sua leitura.

 

Informações gerais

É uma planta conhecida pelas suas folhas com tom de verde-escuro brilhante. Outra informação importante é que o Philodendron martianum é originário da mata Atlântica, mais especificamente das regiões de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

Por ser de clima tropical/subtropical, não tolera baixas temperaturas e geadas, o ambiente ideal para seu desenvolvimento são os de meia sombra.  

Esta espécie de filodendro possui folhas grandes, podendo ser considerada como uma planta semi-herbácea, até às vezes podendo se adaptar de forma epífita nas matas brasileiras.

 

Cultivo em casa

Recomendado muito para ambientes interiores, seja em vasos ou canteiros, o Philodendron martianum requer apenas um solo com boa matéria orgânica que deve ser mantido levemente úmido.

Também é aconselhável borrifar as folhas, na parte da manhã, com água mineral ou filtrada, já que a água de torneira é clorada e dependendo do nível de cloro pode danificar a planta. Um borrifador simples, daqueles que podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem ou mesmo aquelas de R $1,99, já vai dar conta da tarefa.

Já a adubação pode realizar com FORTH Jardim versão farelada ou líquida, para mantê-la nutrida e bonita o ano inteiro. Nossa dica é seguir as recomendações estampadas na embalagem do produto e, em caso de dúvida, pedir uma ajuda para o vendedor da loja de artigos para jardinagem.

 

Paisagismo

No paisagismo o Philodendron martianum  também tem o seu valor, podendo ser utilizado sob as copas das árvores. Por ocorrer a filtração dos raios solares e não atingir diretamente durante todo o dia, pode até combinar com forrações de porte baixo, como, por exemplo:

  • Fittonia verschaffeltii (fitonia mosaico)
  • Plectranthus nummularius (hera-sueca)
  • Tradescantia zebrina (lambari)

 

-

 

Tá vendo como de difícil o Philodendron martianum só tem o nome? Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a esclarecer todas as suas dúvidas a respeito dessa espécie tão majestosa.

 

E se você conhece alguma  pessoa que pode estar com as mesmas dúvidas, este artigo é para ela!

 

Boa jardinagem!

Este artigo foi realizado em parceria com o site www.jardimcor.com

Autor: Raul Cânovas*

Revisor: João Pedro M. Leal - Eng. Agrônomo da FORTH Jardim

 

*Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Leia Também

Dúvidas Frequentes

5 motivos para ter plantas em casa

Por que ter plantas pode ser bom para você e para o seu lar?

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Como ter plantas em um apartamento pequeno e quais as mais indicadas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como cultivar trevos-de-quatro-folhas?

Veja o que é preciso para cultivar trevo-de-quatro-folhas no seu jardim

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe como a “conivência” deles pode ser problemática, com direito a plantas destruídas e buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

Dúvidas Frequentes

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!