Com a entrada da primavera, é comum as pessoas darem mais atenção aos gramados para que eles passem pelo verão bem verdes e bonitos, mas há muitas dúvidas quanto à adubação, poda e irrigação.
Neste artigo vamos esclarecer estas dúvidas para que você possa efetuar os tratos essenciais e necessários no seu gramado. A seguir, você vai aprender como:
- Equilibrar o pH do solo
- Fazer a adubação do seu gramado
- Podar seu gramado
- Irrigar durante a Primavera/Verão
Por que equilibrar o pH
A primeira coisa a se fazer é equilibrar o pH do solo para que todo adubo utilizado seja aproveitado da melhor maneira possível. Neste caso, a recomendação é utilizar FORTH Plantio, espalhando em cobertura sobre toda área da grama e efetuando a rega logo em seguida.
Mas se você tiver um solo compactado e com pouca matéria orgânica, utilize FORTH Condicionador Gramados. Ele vai repor a matéria orgânica, melhorar a aeração e adubar seu solo, pois é um produto que já vem com FORTH Plantio na mistura.
Agora vamos ao cuidado seguinte que você deve realizar no seu gramado.
Realizando a adubação
Agora que já preparamos o solo, devemos começar a adubação que vai de fato proporcionar crescimento e manutenção do gramado. Antes de qualquer coisa, é preciso esperar de 20 a 30 dias após o último procedimento. Feito isso, adube o local espalhando o FORTH Jardim em cobertura com uma adubadeira e efetue a rega logo em seguida.
Com uma adubação bem feita, seu gramado vai crescer rápido e vistoso.
Como fazer a poda
É comum as pessoas deixarem o gramado crescer demais e quando vão podar acabam encontrando várias manchas de cor de palha no local. Isso acontece porque no momento da poda o corte foi feito no caule e não na folha. Para evitar este efeito, basta podar seu gramado com mais regularidade.
Frequência da irrigação
Outra dúvida que sempre surge é a respeito da frequência de irrigação do gramado na Primavera/Verão. Nesta época começa o período de chuvas, porém as temperaturas também são maiores, fazendo com que aumente a taxa de evapotranspiração das plantas. Ou seja, nos dias que não chovem deve-se sim fazer uma rega para repor a água perdida no solo devido ao calor.
E a rega pode ser feita a qualquer hora; é mito que uma irrigação efetuada ao meio dia queime a planta. Muito pelo contrário, pois vai ajudá-la a se hidratar. Em áreas que existe um histórico de ataque de fungos, jamais regue no fim da tarde, assim seu gramado não passará a noite úmido, facilitando a proliferação destes patógenos.
Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura?
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!
Nos siga nas redes sociais
João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim