Nada como um belo gramado para dar um toque todo especial na decoração externa da sua casa, não é?
Se antes da etapa de realização do plantio, você tem dúvidas como:
Qual é a grama mais bonita?
Meu quintal tem muita incidência de sol, posso ter um gramado?
Vou ter muito trabalho?
Neste artigo, vamos apresentar as principais espécies de grama e suas principais características.
Grama Esmeralda
A mais utilizada para aplicação residencial, chácaras e parques. Esta espécie é indicada para locais com grande incidência de sol (durante o dia todo ou sua maior parte).
Trata-se de um gramado com folhas finas, bastante preenchido, resistente ao pisoteio, facilidade de adaptação climática e traz um aspecto visual bastante interessante, quando bem cuidado e adubado.
Grama Imperial
Resultado de uma mutação natural da grama Esmeralda, esta espécie tem enraizamento bastante intenso, além de muito mais tolerante a salinidade e à seca.
Se a área em que será realizado o plantio do gramado possuir uma rampa, ou talude, gerando a necessidade de um enraizamento mais resistente, esta é espécie de grama ideal.
Grama São Carlos
Devido às suas folhas mais largas e lisas, a Grama São Carlos é bastante tolerante à variação entre sol e meia-sombra.
Na realização do corte, é ideal que ele seja mais alto, estimulando a rápida recuperação do gramado.
Grama Bermudas
Tem um crescimento rápido, enraizamento vigoroso, folhas estreitas e rápida recuperação, o que a torna bastante tolerante à pisoteio.
Entretanto, a Grama Bermudas é bastante exigente em questão de adubação, sol, água e cuidados no geral.
Grama Preta
Ideal para áreas sombreadas, a Grama Preta, que não é bem uma grama, e sim uma planta ornamental pertencente à família das Liliáceas, é uma excelente opção para quem não quer abrir mão de um jardim verdinho, mesmo com a falta de incidência de sol.
Por não ser uma gramínea, não é tolerante ao pisoteio.
Eai, ja escolheu qual grama colocar em seu jardim? lembre-se, não existe a melhor grama, existe aquela que melhor se encaixa no seu projeto.
Não importa qual seja a espécie, o que define um belo gramado é todos os cuidados básicos como iluminação, corte, rega e uma boa adubação.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Autores: João Pedro M. Leal e Marcos Feliciano- Engenheiros Agrônomos da Forth Jardim