Vai mudar a sua planta de lugar, mas está com medo de colocar a saúde dela em risco por não saber os cuidados que devem ser tomados. Não tema, a FORTH escreveu este artigo com todos os passos que você deve seguir para realizar o transplante da sua planta sem erro.
Muitas vezes vamos mexer no jardim e nos deparamos com a seguinte situação: preciso mudar algumas plantas de local, como faço? Será que elas vão sobreviver?
Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas sobre como realizar essa tarefa corretamente e garantir que sua planta sobreviva ao transplante.
Antes de realizar o transplante
Antes de tudo, você deve escolher o local para onde planta será transplantada. Deve ser um local onde tanto as raízes quanto as folhas conseguirão crescer com liberdade.
Escolhido o novo local para o transplante, vamos preparar o solo dando os nutrientes na medida certa para que ela não estresse. Nesse novo berço de plantio vamos colocar o FORTH Condicionador Solos, misture com outra fonte de terra na proporção 1:1; ou então pode ser utilizado o Forth Condiciondor Floreiras, este pode ser misturado ou utilizado puro, dependerá se a planta em questão precisa de bastante aeração.
Realizando o transplante da planta
Como retirar a planta sem que ela sinta o transplante?
Em primeiro lugar vamos entender que ela está em equilíbrio, ou seja, a quantidade absorvida de água pelas raízes é proporcional à quantidade evaporada pelas folhas.
Então vamos fazer uma poda na parte aérea, pois como você irá cortar muitas raízes, será preciso manter este equilíbrio adequado. A quantidade a ser podada será proporcional ao tamanho do torrão que vou retirar.
Uma outra técnica é cortar as folhas pela metade. Isso mesmo, pode cortar as folhas no meio, desta forma consigo manter o equilíbrio na quantidade absorvida pelas raízes.
E se você estiver longe do local de transplante?
Caso for transportar a planta para outro local que seja um pouco longe e vá demorar para replantar, envolva o torrão com uma manta de tecido permeável, comumente utilizado em vasos para auxiliar a drenagem. Amarre bem a manta ao torrão com um cordão de sisal, para garantir que ele não se desfaça. Chegando no local retire a manta antes de plantar.
Coloque a planta no novo local escolhido com cuidado para não machucar as raízes. Preencha o berço ou vaso com a terra preparada.
Adubando o local do transplante
Agora vamos adubar para garantir o pegamento desta planta. Se você não utilizou nenhum adubo no preparo do solo, indicamos o uso do FORTH Enraizador, ele é recomendado para transplantes e produção de mudas ou qualquer trato cultural que necessite favorecer a formação de raízes.
Na sua formulação bem balanceada com macro e micronutrientes ele também possui Extrato de Algas Marinhas. Estas algas são ricas em aminoácidos e vitaminas que favorecem a formação das raízes e protegem as plantas de situações com falta de água.
Se você ja tinha utilizado no preparo o Forth Plantio, então não tem necessidade do Forth Enraizador.
Prefira fazer estas atividades na primavera – verão.
Boa jardinagem!!
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo