Economia de água

Conheça 5 plantas que não necessitam de muita água

Conheça Academia Forth

 

Quer ter uma planta em sua casa ou apartamento, mas sua rotina não permite que você regue elas todos os dias? Neste artigo da Forth Jardim, separamos 5 plantas que não precisam ser irrigadas com muita frequência.

 

Períodos de estiagem, como outono ou mesmo o inverno,  fazem com que busquemos por plantas resistentes a longos períodos sem água. Existem plantas que exigem muita pouca irrigação e ainda assim dão um show de beleza. 

 

Por exemplo, as plantas suculentas e com folhas carnudas são as mais robustas e capazes de superar estes períodos. Mesmo com pouquíssima água, permanecem esplendidas e, em alguns casos, florescem abundantemente, com muitas cores e texturas para diversificar seu jardim.

O primeiro passo para a escolha destas plantas é acertar no substrato. Recomendamos nosso Substrato FORTH Rosa do Deserto para a maioria delas, pois este pode ser utilizado tanto para cactos quanto para suculentas pela característica drenante e boa aeração para este tipo de plantas. Ele é muito prático, pois já vem pronto para o uso, não necessitando outras misturas.

Segue abaixo uma lista com cinco espécies plantas e vegetais que toleram muito bem o calor com pouca irrigação:

 

  • Cactos

 

De preferência cultivados em vasos, necessitam de no mínimo 6 horas de sol por dia. As regas podem ser feitas a cada sete ou até mesmo dez dias, dependendo do tamanho do vaso e substrato. Adubação do seu cacto pode ser efetuada com FORTH Cactos.

 

  • Onze horas

 

Flor simples ou flor dupla. Possuem uma rica floração e conseguem aguentar muito bem longos períodos sem água, além de adorarem ficar em ambientes bem ensolarados. Quando cultivadas em vasos, a rega pode ser feita uma vez por semana, mas se ela estiver em um canteiro, nós sugerimos que seja realizada duas vezes por semana, tomando o cuidado para não encharcar o canteiro. Adubação pode ser feita com FORTH Flores.

 

  • Sedum Vistoso

 

Também possui uma floração muito intensa e é “parente” dos cactos, ou seja, gostam de muito sol e de pouca água, pois suas folhas são capazes de armazenar uma boa quantidade dela para suprir as suas necessidades. Também são muito procuradas pelas nossas amigas borboletas. Mesmo não sendo muito fácil de encontrar nas lojas e floriculturas, vale anotar as nossas dicas. Por último, mas não menos importante: a adubação pode ser feita com FORTH Flores.

 

  • Aloe vera ou babosa

 

É uma planta bem robusta e resistente a longos períodos de estiagem. São plantas com folhagens bem carnudas e suculentas, que acumulam grande quantidade de água para se desenvolver. Elas apresentam uma arquitetura belíssima para compor maciços nos jardins. A adubação pode ser feita com FORTH Jardim.

Como curiosidade, vale dizer que a substância encontrada dentro das folhas de Aloe Vera costuma ser usada pela indústria de cosméticos para fazer shampoos e condicionadores por possuir propriedades hidratantes.

Agaves

Não é uma planta específica, mas um gênero com muitas espécies. Burle Marx as utilizou em muitos de seus belos projetos pelo Brasil. Por ser uma planta bem resistente, não requer muita manutenção. Assim como o Aloe Vera, os Agaves podem se tornar plantas espetaculares quando cultivadas em maciços ou até mesmo isoladas. Possui uma arquitetura singular e uma floração característica. Pode ser adubada com FORTH Jardim.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo

Leia Também

Economia de água

Sem tempo para irrigar?

Saiba como manter seu jardim com uma reserva de água para as plantas.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!