Flores

5 Motivos que fazem os Ipês não florescerem

Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.

Luz (fotoperíodo)

Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.

No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.

Água

A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

Adubação

O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.

Temperatura

A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são mais baixas.

Idade da planta

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com a adubação, a rega ou a fertilidade do solo. Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!