Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

Conheça Academia Forth

 

Você sabe por que as abelhas e outras espécies são tão importantes para a polinização das flores? Entenda mais sobre este assunto neste artigo exclusivo da Forth Jardim.

 

Literalmente, a polinização significa “A multiplicação”. São muitos os insetos que ajudam a transportar o pólen de uma flor para outra, permitindo assim a polinização e a formação de frutos.

Falando em termos científicos, a polinização é a transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de pólen para o receptor feminino de outra flor. É este processo que permite que várias plantas possam produzir frutos e também se reproduzir sem que seja necessária ação do homem. E para que ele ocorra de forma natural, as flores fazem uso de cores e aromas fortes.

 

A seguir, vamos falar a respeito de alguns insetos que tornam a polinização possível. 

As grandes estrelas do show

Provavelmente, a grande estrela da polinização você até já deve saber quem é. Se você pensou nas abelhas, então pensou certo! Elas são consideradas as principais polinizadoras no mundo, muito organizadas e trabalhadoras.

De forma incansável, as abelhas visitam flores e se alimentam do néctar delas, se enchem de pólen e carregam-no até outras flores, polinizando elas. Mas não pense que elas fazem isso de graça, a coleta do néctar das flores é o que permite que elas produzam o mel.

É interessante notar que um terço das culturas agrícolas do nosso planeta se deve à polinização realizada por abelhas. Portanto, pelo bem do planeta e do nosso próprio, é importante que protejamos as abelhas da extinção.

 

Outros insetos polinizadores

Os insetos que mais visitam as flores são himenópteros, lepidópteros, coleópteras e dípteros. Entre os himenópteros, além das abelhas, também encontramos as vespas. 

Já as borboletas pertencem à ordem dos lepidópteros, geralmente com hábito diurno, caracterizados por possuírem asas muito grandes e bem coloridas. Se você tem um jardim, já deve ter visto uma borboleta passeando por entre as flores dele.

Embora sejam muito menos comuns em flores, existem muitas espécies de besouros que visitam elas. Geralmente estas flores visitadas pelos besouros possuem um formato de xícara e exalam um aroma muito doce.

 

Cuidado com os inseticidas

Há muita dúvida sobre aplicação de inseticidas em locais que possuem abelhas, mas umas das dicas se ocorrer a necessidade de aplicação, é sempre pulverizar os produtos fora do período de atividade das abelhas, como, por exemplo, após as 15h.

 

Muito além dos insetos

No reino animal, outras espécies também desempenham um importante papel na polinização. Estamos falando das aves e os morcegos. Dentre as aves, a mais comum é o beija-flor, pois possuem um bico e uma língua adaptada para capturar o néctar das flores.

Os morcegos, como possuem hábitos noturnos, procuram flores que se abrem à noite e exalam um forte aroma. Estas flores possuem grande quantidade de néctar e os mamíferos responsáveis por fazer a polinização possuem uma língua comprida, o que ajuda a alcançar todo o néctar da flor.

 

Atraindo polinizadores

Existem algumas espécies que você pode plantar no seu jardim para atrair estes insetos e outros animais polinizadores e contribuir com meio ambiente são: caliandra, estrelitzia, camarão-amarelo, camarão-vermelho, girassol, brinco de princesa e lantanas.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como a polinização funciona e a importância dos insetos e animais que fazem ela acontecer. Até o próximo artigo e boa jardinagem!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar hortênsias?

Sempre quis ter uma hortênsia em casa mas não sabe como cuidar dela? Confira neste artigo como cultivar hortênsias em sua casa.

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Regar corretamente, a quantidade certa de luz solar, os nutrientes necessários… Neste artigo rico em informações, a Forth Jardim conta tudo que você precisa saber a respeito do cultivo de violetas!

Continue Lendo >

Flores

Aprenda como cuidar das suas Rosas do Deserto

Não é por acaso que as Rosas do Deserto se tornaram tão populares nos últimos tempos, elas possuem uma beleza única que encanta a todos. Mas assim como sua beleza, os cuidados que eles necessitam também são únicos.

Continue Lendo >

Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

A helicônia é uma ótima opção de planta ornamental! mas para que ela embeleze os ambientes da sua casa, é necessário cuidar corretamente dela. Contamos tudo para você neste artigo completo e exclusivo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Bromélias são plantas muito bonitas e que chamam atenção por suas folhas de cores bem vivas, mas cuidar delas exige uma série precauções. Conheça todas elas neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!