Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Conheça Academia Forth

 

Comprou ou ganhou uma bromélia muito bonita, mas não sabe o que fazer para cuidar e garantir a saúde desta planta? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim você vai aprender tudo o que precisa saber a respeito dos cuidados e do cultivo de bromélias em casa.

 

As bromélias são plantas que apresentam um sistema radicular superficial, folhas verdes carnudas, que às vezes podem ser roxas na base, com listras transversais em verde-escuro, amarelo ou roxo.

 

As folhas formam uma roseta, no meio delas se desenvolve um caule colorido que no verão carrega uma inflorescência de espiga longa composta por inúmeras flores de várias cores, que podem ir do vermelho ao alaranjado, do branco ao rosa, passando pelo amarelo. Sob condições ideais de cultivo, as bromélias são plantas que produzem pequenos frutos contendo numerosas sementes.

 

Por serem plantas muito bonitas com folhas e flores bem coloridas e vistosas, muitas pessoas acabam adquirindo bromélias para terem em suas casas sem nem saber direito como cuidar delas. A seguir, vamos dar algumas dicas de como você deve cultivar a sua bromélia para garantir que ela cresça muito bonita e saudável.

 

Perfeitas para qualquer jardim, com uma condição...

Ressaltamos que as bromélias são plantas esculturais, perfeitas para se ter em qualquer jardim. Outra informação importante a respeito das bromélias é que elas preferem um ambiente claro, por isso muitas delas são cultivadas no sol direto. Elas adaptam-se muito bem às altas temperaturas no verão e também ao frio no inverno, porém podem não resistir a geadas.

 

Irrigando sua bromélia

Regar uma bromélia é algo que exige certos cuidados especiais, principalmente durante as diferentes estações do ano.

 

Durante a primavera e o verão, irrigue a planta a cada 5-7dias (é algo que varia conforme a região), além da rega no solo. Se atente para também fornecer água na parte aérea da planta, pois é onde se concentram as folhas. Para isso, recomendamos que você utilize um pulverizador manual para realizar a rega nas folhas.

 

Já no inverno, o ideal é que você diminua a rega, fornecendo água a cada 10 dias. Importante frisar que é necessário manter úmido o ambiente em que ela está sendo cultivada.

 

Como e quando fazer o transplante

O transplante de bromélias deve ser realizado de preferência na primavera. Para fazê-lo, recomendamos que você faça uso do nosso Substrato FORTH Bromélias, perfeito para transplantá-las.

 

Este produto já está pronto para o uso, não sendo necessário fazer misturas com outros substratos. O Substrato FORTH Bromélias possui uma excelente drenagem, o que garante que a água não se acumule nos canteiros e/ou vasos. Ele também é igualmente competente na hora de manter uma umidade constante para sua bromélia, garantindo assim um bom fornecimento de água para a planta.

 

Tempo de vida da bromélia

Lembre-se de que, em geral, essas plantas, após a floração, duram cerca de dois anos. Ainda assim, a planta pode ser renovada através dos brotos laterais na planta mãe.

 

Cuidado com adubos com metais

Outra dica de extrema importância que temos para você é que essas plantas são sensíveis a metais, portanto, recomendamos que sempre peça orientação na hora de comprar o adubo correto para a fertilização da sua bromélia. Aconselhamos que você evite pulverizar adubos a base de cobre. Para uma boa adubação, utilize os adubos FORTH Cote 15-09-12 ou FORTH Flores.

 

Estas foram as dicas da FORTH Jardim a respeito do cuidado com bromélias. Esperamos que você consiga cuidar da sua e que ela cresça cheia de vida e de cores!

 

-

nscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Flores

Todos os detalhes a respeito do cultivo de Begônia Rex

Quer plantar Begônia Rex? Nós te contamos como

Continue Lendo >

Flores

Tudo que você precisa saber para começar a cultivar ipês

Aprenda a cultivar ipês no vaso e no chão

Continue Lendo >

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar hortênsias?

Sempre quis ter uma hortênsia em casa mas não sabe como cuidar dela? Confira neste artigo como cultivar hortênsias em sua casa.

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Regar corretamente, a quantidade certa de luz solar, os nutrientes necessários… Neste artigo rico em informações, a Forth Jardim conta tudo que você precisa saber a respeito do cultivo de violetas!

Continue Lendo >

Flores

Aprenda como cuidar das suas Rosas do Deserto

Não é por acaso que as Rosas do Deserto se tornaram tão populares nos últimos tempos, elas possuem uma beleza única que encanta a todos. Mas assim como sua beleza, os cuidados que eles necessitam também são únicos.

Continue Lendo >

Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

A helicônia é uma ótima opção de planta ornamental! mas para que ela embeleze os ambientes da sua casa, é necessário cuidar corretamente dela. Contamos tudo para você neste artigo completo e exclusivo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!