As Rosas do Deserto ganharam os corações dos brasileiros! Elas estão se tornando cada vez mais comuns nos jardins, mas muitas pessoas não fazem ideia do que fazer para cuidar delas. Se você é uma delas, leia esse artigo exclusivo da Forth Jardim!
A Rosa do Deserto ganhou o coração dos jardineiros, com inúmeras cores, virou uma verdadeira paixão nacional. Há quem tenha começado com uma planta e hoje já possui uma mini coleção e até mesmo já faz parte de fóruns de colecionadores.
Esta é uma planta originária da África e da Tailândia que se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Ela possui características de plantas suculentas, com um caule escultural e uma floração muito vistosa.
Se você tem uma Rosa do Deserta em sua casa ou deseja começa a criá-las, separamos algumas dicas e conselhos que podem ser de grande ajuda nesse novo desafio. Anote tudo para proporcionar as melhores condições possíveis às suas rosas do deserto.
A seguir, você vai encontrar dicas sobre:
- Iluminação
- Temperatura
- Substrato
- Rega
- Podas
- Adubação
Iluminação
A rosa do deserto é uma planta muito exigente em luz solar direta, precisa de pelo menos 6 horas diárias de sol.
Temperatura
Esta é uma espécie vegetal que não gosta do frio, inclusive pode deixar de florescer em regiões com inverno bem definido.
Substrato
O substrato deve apresentar ótima drenagem, para que não acumule água no vaso, apresentar ótima quantidade de material orgânico para uma boa fertilidade do solo e deve ser bem aerado para um pleno desenvolvimento das raízes.
Recomendamos neste caso o uso do substrato FORTH Rosa do Deserto. Ele possui casca de pinus, carvão vegetal, húmus e arenito além de estar pronto para uso, não necessitando misturas com outros substratos ou condicionadores de solo.
Rega
Nas estações mais quentes a rega pode ser realizada de 2 a 3 vezes na semana, já no inverno de 1 a 2 vezes. Uma dica bem simples para saber se sua planta está precisando de água é apertar o caule de leve, se ele estiver um pouco murcho, isso significa que ela está precisando ser regada.
Podas
São necessárias para uma boa formação da sua planta, bem como, induzir o florescimento dela. Uma outra técnica que deve ser levada em consideração para dar um formato todo original à sua planta, é usar os recursos utilizados nos bonsais, como, por exemplo, aramar os galhos ou até mesmo usar barbantes para ancorar estes galhos, dando uma arquitetura singular a ela.
Adubação
Recomendamos o uso do nosso adubo FORTH Rosa do Deserto, versão líquida ou farelada. Ele foi desenvolvido para favorecer a floração e manutenção das folhagens, com os nutrientes equilibrados na medida certa para sua Rosa do Deserto crescer bonita e saudável.
Por fim, se comprou sua planta num supermercado, é normal que elas percam as flores e folhas, mas não fique preocupado, isso acontece devido à mudança brusca de ambiente, mas com o tempo ela emitirá novas folhas e pôr fim a floração.
Isso é tudo que você precisa saber para cuidar da sua Rosa do Deserto como ela merece. Esperamos que ela floresça e deixe seu jardim e também a sua casa ainda mais bonitos do eles já são. Boa jardinagem!
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim