Flores

Como cultivar hortênsias?

Conheça Academia Forth

Não precisa mais passar vontade de ter hortênsias em casa. A Forth Jardim reuniu neste artigo uma série de informações que serão muito úteis para você que deseja cultivá-las no seu jardim ou em vasos.

 

O azul não é uma cor que pode ser encontrada com tanta facilidade na natureza. Há quem diga que não existem frutas com essa coloração. No máximo podemos encontrar algumas roxas, como as uvas e amoras. Mas azul mesmo só as blueberries. E para algumas pessoas, nem elas podem ser consideradas azuis.

 

Já com os animais ela é mais comum, como é o caso das araras, pavões, peixes e até mesmo alguns sapos venenosos. Ainda assim, não é uma cor tão frequente se comparada às outras.

 

Com as flores também não poderia ser diferente. Flores azuis não são comuns em nossos jardins, porém há uma planta que pode nos proporcionar esta coloração ao seu jardim. Como você já deve estar imaginando, estamos falando das lindas hortênsias e dos seus imensos buquês azuis.

Sobre as hortênsias

É uma planta arbustiva muito florífera e rústica, indicada pelos especialistas para ambientes de sol pleno. Ela é comercializada principalmente em vasos para decoração de sacadas e varandas.

As mudas também são comercializadas para formação de canteiros nos jardins. E não há dificuldade para encontrá-la, qualquer floricultura que você passar deve ter um vasinho ou uma mudinha da flor.

O solo influencia na cor

Quando se encontram em solos com pH mais ácido produzem flores mais azuis, porém em solos com pH mais alcalino as flores começam a puxar para o tom rósea.

Há também variedade no formato das flores, onde podem ser com bordas arredondadas, estreladas, recortadas e triangulares. É uma planta que requer podas anuais no inverno para um florescimento mais intenso na primavera e verão.

De onde veio e a adaptação ao Brasil

Como é originária da Ásia, a hortênsia prefere um clima mais ameno com temperaturas subtropicais ou clima temperado, porém com o melhoramento genético, conseguimos ter esta linda planta em todo o Brasil.

Aqui no Brasil os primeiros relatos de cultivo foram observados na região Sul, devido à colonização alemã e o clima favorável. Algumas cidades que possuem seus jardins como referência em hortênsias são: Campos do Jordão, Gramado e Canela.

Como cuidar da sua hortêsia

Recomendamos no plantio, o FORTH Condicionador Floreiras utilizado puro ou misturado à terra do local. Ou, então, também recomendamos o FORTH Condicionador Solos misturado à terra do local.

Ambos os produtos possuem uma excelente drenagem e uma ótima carga de material orgânico, além de já contarem com o excelente adubo FORTH Plantio na composição. Para manter as flores bem vistosas e com um colorido intenso recomendamos o uso do FORTH Flores.

Bom, isso é tudo que você precisa saber para começar a cultivar hortênsias na sua casa, seja no jardim ou em vasos. Esperamos que esse artigo tenha sido de grande ajuda para você. Se sim, não se esqueça de compartilhar ele nas redes sociais e indicá-los para amigos e conhecidos. Assim como você, outras pessoas também podem querer ter a beleza dessas lindas flores azuis sem precisar sair de casa. Boa jardinagem!

-

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo

Leia Também

Flores

Todos os detalhes a respeito do cultivo de Begônia Rex

Quer plantar Begônia Rex? Nós te contamos como

Continue Lendo >

Flores

Tudo que você precisa saber para começar a cultivar ipês

Aprenda a cultivar ipês no vaso e no chão

Continue Lendo >

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Regar corretamente, a quantidade certa de luz solar, os nutrientes necessários… Neste artigo rico em informações, a Forth Jardim conta tudo que você precisa saber a respeito do cultivo de violetas!

Continue Lendo >

Flores

Aprenda como cuidar das suas Rosas do Deserto

Não é por acaso que as Rosas do Deserto se tornaram tão populares nos últimos tempos, elas possuem uma beleza única que encanta a todos. Mas assim como sua beleza, os cuidados que eles necessitam também são únicos.

Continue Lendo >

Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

A helicônia é uma ótima opção de planta ornamental! mas para que ela embeleze os ambientes da sua casa, é necessário cuidar corretamente dela. Contamos tudo para você neste artigo completo e exclusivo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Bromélias são plantas muito bonitas e que chamam atenção por suas folhas de cores bem vivas, mas cuidar delas exige uma série precauções. Conheça todas elas neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!