Flores

Dicas de como manter e cultivar rosas do deserto

Conheça Academia Forth

Lugares quentes, com boa luminosidade são os espaços favoritos da rosa do deserto. Neste artigo, falamos de todos os cuidados necessários para o cultivo da planta. 

 Já faz uns anos que a rosa do deserto é uma das flores mais procuradas pelos brasileiros. Seu charme, beleza e delicadeza são fatores que chamam a atenção dos amantes de flores e despertam o desejo de cultivarem essa espécie. 

Originária da África do Sul e parte da família Apocynacear, a rosa do deserto pode medir até 4 metros de altura e 1 metro e meio de largura. Porém, essas medidas só são possíveis de serem atingidas quando elas são cultivadas em seu ambiente natural. 

A rosa do deserto é aquele tipo de planta que se adapta fácil a países tropicais, sendo essa uma das razões que faz com que ela se desenvolva bem em qualquer região do Brasil. 

Se está pensando em ter essa planta em casa, é preciso ficar atento a dicas para cultivá-la. Para saber tudo sobre ela, continue lendo este artigo que vamos explicar tudo que precisa saber. 

 

Como cuidar da rosa-do-deserto

 

Se você sabe como cuidar de uma suculenta, não terá grandes problemas em cultivar a rosa do deserto. Esta planta é muito propícia ao desenvolvimento em países que têm a temperatura mais elevada, como é o caso do Brasil. Escolher um ambiente que receba luz solar e que bata vento, é a primeira coisa para se preocupar. Os demais cuidados, listamos abaixo, tópico por tópico. 

 

 

  • Ambiente ideal

 

A rosa do deserto é aquele tipo de planta que precisa receber luz solar direta. Isso porque suas origens são de temperaturas mais elevadas, tanto que não é uma espécie muito adaptável ao clima mais frio. Por essa razão, não é recomendado que ela esteja em espaços que possuem temperaturas inferiores a 14 °C. 

 

 

  • Qual tipo de substrato usar?

 

Por estar sempre em contato direto com o sol, é de se imaginar que a rosa-do-deserto precisa de bastante água para que se desenvolva bem. Contudo, é necessário tomar cuidado para não encharcar o solo, pois, se isso acontecer, o efeito será reverso e a planta fica fragilizada.  

Ao escolher um vaso para a rosa do deserto, certifique-se de que ele faça uma boa drenagem. Dessa forma, evita que haja acúmulo de água e mantém a umidade correta. Recomendamos também o substrato FORTH Rosa do Deserto, ao qual vai proporcionar aeração ideal para este tipo de planta.

 

Irrigação

Conforme informado anteriormente, a rosa do deserto precisa de água, então o pensamento de que só pode regar ela uma vez na semana não é correto, porém, é necessário cuidado para não encharcar o solo e prejudicar o desenvolvimento da planta. Uma irrigação correta faz com que ela permaneça bonita e saudável. 

É necessário manter à terra sempre levemente úmida. Por isso, fique atento à terra. Quando ela estiver seca, é hora de regar novamente a planta.

 

Adubação

A reposição de nutrientes é crucial para o desenvolvimento da rosa do deserto. E eles precisam ser repostos com frequência. Isso porque toda vez que acontece a irrigação, boa parte vai embora com o tempo. Muito disso se deve ao fato de que à terra dessa planta precisa ser de característica mais arenosa, portanto a lixiviação dos nutrientes é mais fácil de ocorrer. 

Para que não prejudique sua planta e ela esteja sempre crescendo saudável, é preciso respeitar o processo de adubação, recomendamos utilizar o adubo FORTH Rosa do Deserto, para favorecer a manutenção das folhas e produção de flores. 

 

Formas de propagação

Existem duas formas de propagar a rosa do deserto. Seja por semente ou estacas, se seguir o passo a passo indicado para realizar a propagação, vai ser possível desenvolver a sua planta. 

Se optar pela propagação feita por meio de sementes, o recomendado é que as deixe de molho na água - não pode ser clorada - para que elas se hidratem. Esse processo deve ocorrer por duas horas.  Depois disso é só plantar em um recipiente de plástico de 200ml. A germinação deve ocorrer de 2 a 3 dias. Depois de 15 dias da germinação, você pode regar com uma solução feita com FORTH Enraizador.

 

Como cuidar da rosa-do-deserto no inverno

Nessa época seu metabolismo fica mais lento e a planta pode ficar dormente. Uma recomendação para manter a planta saudável durante a estação, é deixá-la dentro de casa nos períodos do dia que estiverem mais frios. Dessa forma ela está em um ambiente mais quente e consegue manter o seu desenvolvimento sem ter tanta alteração. 

 

Problemas comuns na rosa do deserto

A queda das folhas é comum, afinal, elas estão trocando as folhas e flores. Entretanto, se estiver acontecendo com frequência, é preciso analisar se sua planta não está necessitando de nutrientes, ou se algum cuidado dos mencionados não está sendo seguido.

Se todos os fatores estão ok, então precisa avaliar se, o que está causando a queda ou sintomas anormais nas folhas é por causa de doenças, ou pragas.

 

 -

 

Agora que você já sabe tudo sobre a rosa do deserto, só começar a cultivá-la e apreciar todas as coisas boas que ela tem a oferecer para você e sua casa. Afinal, uma planta cai bem em todos os lugares e traz boas energias para onde está.

E se você conhecer alguém com dúvidas sobre o cultivo da rosa do deserto, não se esqueça de compartilhar nosso artigo com a pessoa.

 

Boa jardinagem!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Autor: João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim 

Leia Também

Flores

Como cuidar e cultivar o Lírio-da-paz

Neste artigo vamos abordar temas sobre como cultivar o Lírio-da-paz, rega, adubação, ambiente e muito mais.

Continue Lendo >

Flores

Conheça a Tulipa que pode ser cultivada em clima tropical

Venha conhecer a Amarílis, muito parecida com a Tulipa, porém com condições de suportar o clima do Brasil.

Continue Lendo >

Flores

Conheça a Flor-de-natal e aprenda como cultivar

Uma bela opção para deixar seu ambiente muito mais lindo e arrasar na decoração para receber a família no fim de ano.

Continue Lendo >

Flores

Todos os detalhes a respeito do cultivo de Begônia Rex

Quer plantar Begônia Rex? Nós te contamos como

Continue Lendo >

Flores

Tudo que você precisa saber para começar a cultivar ipês

Aprenda a cultivar ipês no vaso e no chão

Continue Lendo >

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar hortênsias?

Sempre quis ter uma hortênsia em casa mas não sabe como cuidar dela? Confira neste artigo como cultivar hortênsias em sua casa.

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Regar corretamente, a quantidade certa de luz solar, os nutrientes necessários… Neste artigo rico em informações, a Forth Jardim conta tudo que você precisa saber a respeito do cultivo de violetas!

Continue Lendo >

Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

A helicônia é uma ótima opção de planta ornamental! mas para que ela embeleze os ambientes da sua casa, é necessário cuidar corretamente dela. Contamos tudo para você neste artigo completo e exclusivo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Bromélias são plantas muito bonitas e que chamam atenção por suas folhas de cores bem vivas, mas cuidar delas exige uma série precauções. Conheça todas elas neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!