Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Conheça Academia Forth

 

Ganhou uma violeta de presente, mas não faz ideia dos cuidados que a sua plantinha necessita? Leia este artigo para entender o necessário a respeito do cultivo de violetas em casa.

 

As violetas são plantas que podemos encontrar o ano todo nas lojas, floriculturas e até mesmo supermercados e são muito fáceis de serem cultivadas em casa. Suas pequenas flores se destacam aos olhos de todos e dão um charme àquele cantinho especial na nossa casa.

Ela foi originalmente descoberta nas florestas tropicais da África pelo pesquisador alemão Walter Von Saint Paul-Illaire, de quem recebeu o nome científico Saintpaulia ionantha. Desde então, as violetas ganharam o mundo e estão presentes em lares e jardins de diversos países.

Para saber como cuidar das suas amadas violetas, basta continuar lendo este artigo exclusivo da Forth Jardim. A seguir, entraremos a fundo em assuntos como:

  • Iluminação
  • Temperatura ideal
  • Umidade do ar
  • Rega
  • Como garantir uma boa florada

 

Cultivando violetas

As violetas são plantas que necessitam de uma iluminação indireta, ou, como chamamos na jardinagem, de meia sombra. E é justamente por este motivo que elas são cultivadas normalmente nas janelas, pois desta forma os raios do sol não queimarão suas folhas.

Não toleram frio intenso, temperaturas abaixo de 10° C podem comprometer o seu desenvolvimento. Uma dica muito importante para os jardineiros de plantão é não molhar suas folhas e flores, pois podem apodrecer. Regue sempre diretamente no substrato.

O melhor substrato é aquele que retém uma quantidade de água adequada e deve apresentar uma boa drenagem o que não causará encharcamento do vaso.

A rega e a importância da umidade do ar

Assim como acontece com as orquídeas, as violetas são plantas que gostam mais da umidade do ar do que da umidade do solo.

Regue-as pelo menos duas ou três vezes por semana, molhando bem o substrato e certificando que ele ficou bem úmido. Se você perceber que na próxima rega o substrato apresenta uma boa umidade, espere mais um dia para regar.

Garantindo uma boa florada

Para um pleno desenvolvimento de sua planta e uma farta florada recomendamos o uso do fertilizante FORTH Violetas. Ele é um alimento completo para sua violeta, pois garante todos os macro e micro nutrientes que ela necessita para se desenvolver.

O florescimento pleno das violetas também depende da quantidade de luz solar que ela está recebendo. Portanto, se as flores da sua violeta não estiverem nascendo, o recomendado é que você mude ela lugar para receber a quantidade certa de iluminação do sol.

Se quiser fazer mudas em casa lembre-se que cada folha da sua planta é uma nova muda, basta plantar a folha com o cabinho dela em um novo vaso com substrato adequado e mantendo ela na meia sombra também.

 -

Viu como cuidar das suas violetas não é tão complicada como você imaginava? Agora é só colocar essas dicas em prática e ver como suas violetas vão florescer cheias de cor e saúde. Se você acha que algum conhecido seu pode estar precisando deste artigo, envie-o para ele e ajude mais pessoas que gostam de cultivar violetas.

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar hortênsias?

Sempre quis ter uma hortênsia em casa mas não sabe como cuidar dela? Confira neste artigo como cultivar hortênsias em sua casa.

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda como cuidar das suas Rosas do Deserto

Não é por acaso que as Rosas do Deserto se tornaram tão populares nos últimos tempos, elas possuem uma beleza única que encanta a todos. Mas assim como sua beleza, os cuidados que eles necessitam também são únicos.

Continue Lendo >

Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

A helicônia é uma ótima opção de planta ornamental! mas para que ela embeleze os ambientes da sua casa, é necessário cuidar corretamente dela. Contamos tudo para você neste artigo completo e exclusivo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Bromélias são plantas muito bonitas e que chamam atenção por suas folhas de cores bem vivas, mas cuidar delas exige uma série precauções. Conheça todas elas neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!