Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

Conheça Academia Forth

 

Com um visual bonito e cores fortes, as helicônias chamam bastante atenção por quem passa por elas, o que faz delas as plantas perfeitas para você embelezar seu lar. Neste artigo dizemos o que é necessário para cultivar elas.

 

Conhecida como Bananeira-do-brejo ou papagaio, a Heliconia rostrata dá um toque especial e traz uma certa beleza exótica ao seu jardim. As helicônias são plantas nativas da nossa floresta Amazônica, o que faz com que elas sejam tipicamente tropicais e resulta em  um belo efeito ornamental nos ambientes da sua casa.

Mas como sabemos que não é todo mundo que conhece a helicônia, a seguir falaremos tudo que consideramos importante a respeito desta espécie tão diferente e também falaremos dos principais cuidados que você deve ter ao cultivar ela.

Então continue lendo para aprender mais com a Forth Jardim!

 

Características da planta

As helicônias são plantas herbáceas rizomatosas que apresentam um porte alto, podendo atingir até 3 metros de altura quando encontram as condições ideias para isso. Suas folhas são grandes, ovais e se apresentam quase sempre rasgadas, devido à ação do vento. Já suas flores são bem pequenas e ficam dentro de uma bráctea colorida, formando uma inflorescência sem igual.

Seu florescimento não está restrito a uma época específica, ele acontece praticamente o ano todo. Sua grande versatilidade de adaptação fez com que ela se adaptasse bem a praticamente todas as regiões do Brasil, apesar disso, a helicônia não tolera muito bem os climas mais frios.

Evite colocá-la em algum lugar que tenha sol o dia todo, pois isso pode ser extremamente prejudicial para a helicônia. Em vez disso, recomendamos que ela seja plantada à meia sombra, podendo receber o sol direto em um dos períodos do dia, com uma certa preferência para o sol da manhã.

 

Cultivando sua helicônia

Deve ser cultivada em solos com características bem “drenantes” e ricos em matéria orgânica. Sendo assim, recomendamos o uso do nosso FORTH Condicionador Floreiras, que já vem pronto para o uso, não sendo necessário nenhum tipo de mistura com outros produtos, possui o adubo FORTH Plantio na mistura ao qual favorece o pegamento da muda e desenvolvimento inicial das raízes.

E o seu plantio se mostra bem variado, tendo em vista que as plantas desta espécie podem ser plantadas tanto em  canteiros quanto em vasos grandes, o importante é que elas tenham bastante espaço para crescer.

A helicônia, assim como outras plantas desta família, são excelentes escolhas para um paisagismo em grandes espaços, principalmente junto a muros. São plantas que tem uma tendência invasiva, mas seu crescimento pode ser controlado sem muitas complicações, retirando as plantas que já floresceram.

Para sua manutenção e para uma maior brotação de mudas, recomendamos o uso do nosso adubo FORTH Flores. Ele possui uma formulação bem equilibrada favorecendo um maior número de flores e manutenção da folhagem.

Agora que já contamos as principais informações a respeito das helicônias e sobre o cultivo delas em casa, esperamos que você consiga cuidar direitinho das suas. E se não tiver nenhuma, talvez essa seja uma boa oportunidade para adquirir a sua e deixar seu lar com um visual bem diferente. Então fica a sugestão. Boa jardinagem!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar hortênsias?

Sempre quis ter uma hortênsia em casa mas não sabe como cuidar dela? Confira neste artigo como cultivar hortênsias em sua casa.

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Regar corretamente, a quantidade certa de luz solar, os nutrientes necessários… Neste artigo rico em informações, a Forth Jardim conta tudo que você precisa saber a respeito do cultivo de violetas!

Continue Lendo >

Flores

Aprenda como cuidar das suas Rosas do Deserto

Não é por acaso que as Rosas do Deserto se tornaram tão populares nos últimos tempos, elas possuem uma beleza única que encanta a todos. Mas assim como sua beleza, os cuidados que eles necessitam também são únicos.

Continue Lendo >

Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Bromélias são plantas muito bonitas e que chamam atenção por suas folhas de cores bem vivas, mas cuidar delas exige uma série precauções. Conheça todas elas neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!