Flores

Tudo que você precisa saber para começar a cultivar ipês

Conheça Academia Forth

O ipê é uma árvore que pode ser cultivada tanto no vaso quanto no chão, neste artigo contamos tudo que você tem que saber para poder ter essa linda árvore em casa 

 

Há muitos séculos, o ipê (ou pau d' arco, no Norte) é considerado uma das árvores mais bonitas do Brasil. Ele é apreciado pela excelente qualidade de sua madeira, efeitos ornamentais, decorativos e até mesmo medicinais. O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia, pertencente à família Bignoniaceae, e pode ser encontrado em seu estado nativo em todo o Brasil. 

Desejado por muitos e apreciado por todos, ter um ipê na frente da casa é uma das paisagens mais tradicionais do nosso país. O mais tradicional é o amarelo, mas há cores e espécies de ipês para todos os gostos.

O mais comum é ver ele sendo cultivado no chão, ou melhor, diretamente na terra, mas você sabia que é possível criar essas árvores lindas em vasos? Neste artigo vamos falar a respeito disso e muito mais. Continue lendo para ficar sabendo de tudo!

 

Quais são os tipos de Ipês?

As espécies de ipê mais conhecidas do gênero Tabebuia são:

  • Ipê Amarelo
  • Ipê Branco
  • Ipê Rosa
  • Ipê Roxo

 

Adubação e rega

A adubação para ipês adultos pode ser realizada com FORTH Flores, ele vai ajudar na manutenção da folhagem durante o ano e na floração nas épocas de florada.

Para mudas recomendamos que seja utilizado FORTH Jardim para ajudar em um crescimento vigoroso. Para adultas realize regas periódicas durante a semana, já para mudas o ideal é realizar todos os dias ou se perceber que o local já está seco.

 

Ipê pode ser cultivado em vasos?

Podem ser cultivados, seja fazendo a prática do bonsai ou de modo natural. Porém, por ser uma planta de porte grande será necessário manter sempre podada para manter uma certa altura, e a cada 5 anos deve ser efetuado um replantio para fazer poda das raízes, mantendo o ipê no mesmo vaso ou mudando para um maior. Procure por vasos mais resistentes e profundos.

O substrato deve ter uma boa quantidade de matéria orgânica, no caso pode ser utilizado o FORTH Condicionador de Floreiras puro ou misturado a outra terra. Tenha paciência, os ipês tendem a demorar para crescer.

 

Quais os cuidados para cultivo no chão?

Como são árvores de porte grande, o ideal é um espaço considerável para ela poder crescer. Então veja se não há estruturas ou fiações por perto, seguindo estes parâmetros eles podem ser cultivados em quintais, jardins e calçadas, com suas flores vão cair pelo chão fazendo um lindo tapete colorido.

O ipê é alto, de copa grande e fechada, na época da floração tem uma peculiaridade que é causar a derrubada de suas folhas para dar lugar somente à floração. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro, podendo variar conforme a região. Algumas espécies florescem mais cedo ou mais tarde que outras.

Sua madeira é bonita, marrom-oliva ou marrom-avermelhada e com veios resinosos mais escuros. As folhas aparecem após o período de floração com 5 a 7 folíolos. No entanto, no inverno, a árvore fica totalmente despojada de folhas e flores.

E aí, já decidiu se vai plantar o seu ipê no chão ou no vaso? Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas a respeito do cultivo de ipês. Conhece alguém que possa ter as mesmas perguntas? Mande esse artigo para a pessoa, temos certeza que ele será de grande ajuda!

 

Boa jardinagem!

 

Este artigo foi realizado em parceria com o site www.meulindojardim.com.br  

Autor: www.meulindojardim.com.br  

Revisor: João Pedro M. Leal - Eng. Agrônomo da FORTH Jardim

Leia Também

Flores

Todos os detalhes a respeito do cultivo de Begônia Rex

Quer plantar Begônia Rex? Nós te contamos como

Continue Lendo >

Flores

As melhores plantas aromáticas para se ter no jardim

Chegar em casa e sentir aquele aroma floral vindo do jardim é uma sensação incomparável. Se você quer saber como é, separamos algumas dicas de flores bem cheirosas para você plantar no seu jardim!

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar hortênsias?

Sempre quis ter uma hortênsia em casa mas não sabe como cuidar dela? Confira neste artigo como cultivar hortênsias em sua casa.

Continue Lendo >

Flores

Como cultivar rosas em casa?

Gosta de rosas, mas não faz ideia do que deve ser feito para ter elas no seu jardim? Chega de dúvidas! Este artigo exclusivo da Forth Jardim vem para revelar todos os segredos a respeito do plantio de rosas.

Continue Lendo >

Flores

Fazendo cultivo de violetas em casa

Regar corretamente, a quantidade certa de luz solar, os nutrientes necessários… Neste artigo rico em informações, a Forth Jardim conta tudo que você precisa saber a respeito do cultivo de violetas!

Continue Lendo >

Flores

Aprenda como cuidar das suas Rosas do Deserto

Não é por acaso que as Rosas do Deserto se tornaram tão populares nos últimos tempos, elas possuem uma beleza única que encanta a todos. Mas assim como sua beleza, os cuidados que eles necessitam também são únicos.

Continue Lendo >

Flores

O que fazer para cultivar e cuidar das suas helicônias?

A helicônia é uma ótima opção de planta ornamental! mas para que ela embeleze os ambientes da sua casa, é necessário cuidar corretamente dela. Contamos tudo para você neste artigo completo e exclusivo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Flores

Aprenda a cultivar bromélias em sua casa

Bromélias são plantas muito bonitas e que chamam atenção por suas folhas de cores bem vivas, mas cuidar delas exige uma série precauções. Conheça todas elas neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Flores

5 dicas para fazer o Ipê florescer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!