Gramado

Como cuidar de gramados residenciais durante a Primavera Verão

Conheça Academia Forth

Não se engane, cuidar de um gramado não é tão fácil quanto parece. Existem vários procedimentos que devem ser feitos para manter ele sempre verde e muito vistoso.

Com a entrada da primavera, é comum as pessoas darem mais atenção aos gramados para que eles passem pelo verão bem verdes e bonitos, mas há muitas dúvidas quanto à adubação, poda e irrigação.

Neste artigo vamos esclarecer estas dúvidas para que você possa efetuar os tratos essenciais e necessários no seu gramado. A seguir, você vai aprender como:

  • Equilibrar o pH do solo
  • Fazer a adubação do seu gramado
  • Podar seu gramado
  • Irrigar durante a Primavera/Verão

Por que equilibrar o pH

A primeira coisa a se fazer é equilibrar o pH do solo para que todo adubo utilizado seja aproveitado da melhor maneira possível. Neste caso, a recomendação é utilizar FORTH Plantio, espalhando em cobertura sobre toda área da grama e efetuando a rega logo em seguida.

Mas se você tiver um solo compactado e com pouca matéria orgânica, utilize FORTH Condicionador Gramados. Ele vai repor a matéria orgânica, melhorar a aeração e adubar seu solo, pois é um produto que já vem com FORTH Plantio na mistura.

Agora vamos ao cuidado seguinte que você deve realizar no seu gramado.

Realizando a adubação

Agora que já preparamos o solo, devemos começar a adubação que vai de fato proporcionar crescimento e manutenção do gramado. Antes de qualquer coisa, é preciso esperar de 20 a 30 dias após o último procedimento. Feito isso, adube o local espalhando o FORTH Jardim em cobertura com uma adubadeira e efetue a rega logo em seguida.

Com uma adubação bem feita, seu gramado vai crescer rápido e vistoso.

Como fazer a poda

É comum as pessoas deixarem o gramado crescer demais e quando vão podar acabam encontrando várias manchas de cor de palha no local. Isso acontece porque no momento da poda o corte foi feito no caule e não na folha. Para evitar este efeito, basta podar seu gramado com mais regularidade.

Frequência da irrigação

Outra dúvida que sempre surge é a respeito da frequência de irrigação do gramado na Primavera/Verão. Nesta época começa o período de chuvas, porém as temperaturas também são maiores, fazendo com que aumente a taxa de evapotranspiração das plantas. Ou seja, nos dias que não chovem deve-se sim fazer uma rega para repor a água perdida no solo devido ao calor.

E a rega pode ser feita a qualquer hora; é mito que uma irrigação efetuada ao meio dia queime a planta. Muito pelo contrário, pois vai ajudá-la a se hidratar. Em áreas que existe um histórico de ataque de fungos, jamais regue no fim da tarde, assim seu gramado não passará a noite úmido, facilitando a proliferação destes patógenos.

 

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura? 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Gramado

O que todo mundo deve saber para ter um gramado bonito durante o ano todo

Quer saber como ter um gramado exuberante, mesmo nos dias frios? Com Potássio. Entenda agora mesmo.

Continue Lendo >

Gramado

3 Dicas Indispensáveis Para um Gramado Perfeito

Continue Lendo >

Gramado

7 Passos Para o Plantio do seu Gramado (Com Dicas Fundamentais!)

Continue Lendo >

Gramado

Valorize a sua casa: Descubra Qual é a Espécie de Grama Ideal Para o Seu Jardim

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!