Nutrição Garantida

Adubação foliar ou via solo, qual a mais indicada para suas plantas?

Conheça Academia Forth

 

Existem duas opções caso você queira adubar suas plantas: a adubação via solo e a adubação foliar. E neste artigo você irá aprender tudo que é importante a respeito delas e qual a mais indicada para suas plantas.

 

Há no mercado de jardinagem diversas formulações e basicamente duas maneiras de nutrir suas plantas: a adubação via foliar e também a adubação via solo. Em primeiro lugar é preciso entender que estes tipos de aplicações se complementam, uma não substitui a outra. 

Mas afinal de contas, qual a mais indicada para cada caso? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, vamos contar tudo que você precisa saber sobre essas duas maneiras de adubar suas plantas e também quais cuidados precisa ser tomados.

Continua lendo para aprender mais a respeito da adubação das suas plantas!

 

Adubação Via Foliar

Definindo adubação foliar, seria: uma aplicação de nutrientes solúveis na parte aérea das plantas (nas folhas), com o objetivo de complementar a nutrição nos períodos de grande exigência de nutrientes e favorecer o equilíbrio nutricional. Desta forma, a fertilização foliar é uma prática auxiliar para fornecer micronutrientes e macronutrientes secundários.

Então a fertilização foliar é uma alternativa muito interessante, principalmente para suprir as exigências nutricionais das plantas, quando o objetivo é um efeito mais rápido, seria o mesmo que injetar nutrientes diretamente na “veia da planta”.

Sendo assim, toda adubação foliar vai trazer resultados mais rápidos, porém os nutrientes vão ser consumidos rapidamente pela planta. Portanto, sua reaplicação será muito mais frequente em relação à adubação via solo.

 

Quando não realizar adubação foliar

As folhas possuem estruturas chamadas de estômatos, e é por estas estruturas que vai ocorrer a absorção. Porém, não adianta efetuar adubação foliar em plantas que estejam com sintoma de falta de água e folhas murchas, pois os estômatos estarão fechados e não vão realizar a absorção dos nutrientes.

Também se recomenda não efetuar adubação foliar quando as plantas apresentam doenças nas folhas, como fungos ou bactérias, pois estes podem se beneficiar dos nutrientes do adubo, aumentando ainda mais sua proliferação na planta. Neste caso, é preciso fazer o tratamento e controle primeiro, para enfim fazer a adubação.

Outro momento que não recomenda-se adubação é durante o florescimento das plantas, sejam elas somente de flores ou frutíferas, pois qualquer aplicação, independente do tipo de produto, época pode causar o abortamento das flores. Afinal, estamos falando de estruturas que são muito sensíveis, então faça a aplicação antes da florada ou após a florada/início da formação dos frutos.

 

Adubação Via Solo

Já a adubação de solo é a prática básica e sempre deve ser incluída no cronograma de manutenção do jardim. Porque o solo, além de ser o local de sustentação/fixação das plantas, é como se fosse o “armazém” dela, é lá que ela irá estocar os nutrientes deixando-os disponíveis, para sempre que a planta quiser poder ir lá e consumir.

Neste caso, a absorção de nutrientes é mais lenta em relação as foliares, pois são realizados muito mais processos, onde os nutrientes serão absorvidos, metabolizados e realocados nas demais estruturas da planta.

 

Existe contra-indicação para a adubação via solo?

Outra dúvida que você pode ter é: “posso fazer adubação via solo e via foliar no mesmo dia?”. Pode sim, o local de aplicação vai ser diferente, um vai ser no solo e o outro na folha. Enquanto a planta absorver rapidamente os nutrientes na folha para dar aquela guinada na aparência, no solo ela estará deixando o “armazém” pronto para poder consumir quando quiser.

Só não pode efetuar aplicação quando ambos produtos forem no mesmo alvo, ou seja, dois adubos via solo no mesmo dia ou dois adubos via foliares no mesmo dia. Neste caso, consulte um profissional da área para lhe indicar qual o melhor espaçamento em dias, para não ocorrer excesso de adubação.

Então chegamos à conclusão que, adubação via solo sempre deve ser feita, e para complementação e resultados mais rápidos, realizar a adubação foliar. Boa jardinagem!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal e Marcello Santero | Engenheiros Agrônomos Forth Jardim 

Leia Também

Nutrição Garantida

Qual a função dos fertilizantes e adubos?

Adubos e fertilizantes são produtos que todo mundo usa no jardim, mas você sabe qual a real utilidade deles? Ou então o que é o chamado trio NPK? Não tenha mais dúvidas, leia este artigo da Forth Jardim para aprender tudo sobre adubos e fertilizantes.

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Como cultivar Samambaias?

Para cuidar direito de uma samambaia, é preciso saber o clima ideal para elas, o ambiente certo e até mesmo como e quando adubar. Neste artigo da Forth Jardim você aprende isso e muito mais!

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Como cultivar Cactos, suculentas e rosas do deserto?

Cuidando de cactos, suculentas e rosas do deserto sem segredos

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Importância dos nutrientes para as plantas.

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Sem tempo para adubar suas plantas?

Saiba como garantir que seu jardim permaneça sempre nutrido, mesmo que você não tenha tempo para cuidar dele toda semana!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!