Nutrição Garantida

Como cultivar Cactos?

Conheça Academia Forth

 

 Cultivar cactos em casa pode não ser tão fácil quanto você imagina. Neste artigo vamos contar todos os segredos dessa planta que vem se tornando febre nas redes sociais.

 

O cultivo de plantas deve ser uma atividade que proporcione uma experiência especial e você possa passar um tempo prazeroso cuidando delas no seu jardim ou dentro de sua casa, com os cactos não podia ser diferente, não é mesmo?!

Vamos então aprender tudo sobre como cuidar deles, desde a montagem do vaso até a adubação e cuidado com pragas e doenças. 

 

Ambiente de cultivo

 

Estas plantas podem ser cultivadas em qualquer local da casa, desde que recebam pelo menos de 4 a 6 horas diárias de sol direto. Caso contrário, elas ficarão muito suscetíveis a ataques de pragas, como, por exemplo, cochonilhas.

 

Escolhendo o vaso e substrato ideal

 

Na escolha do vaso, não esqueça de que toda planta, mesmo sendo pequena, precisa de espaço para se desenvolver, então escolha um vaso com pelo menos o dobro do diâmetro da sua. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver muito bem e não haverá um travamento no desenvolvimento do seu cacto.

Na montagem do vaso faça uma camada de britas, pedras pequenas, cacos de telhas ou pedras de argila (dependendo do tamanho do vaso que escolheu), tomando o cuidado para não bloquear o furo do vaso escolhido.

Depois coloque uma manta de drenagem sobre as pedras e preencha o vaso com um substrato aerado e bem drenante para que não ocorra alta retenção de água após a rega, deixe um espaço no centro para acomodar a nova muda escolhida. Coloque a muda no centro do vaso e depois complete com o restante do substrato.

 

Como regar

 

É importante lembrar que estas plantas são verdadeiros reservatórios de água, mas isso não quer dizer que elas não precisam ser regadas com certa frequência.

 

É muito comum acontecer de pessoas perderem os cactos por simplesmente não molharem eles. A frequência de rega vai depender muito do clima de sua região, se é muito quente ou mais ameno, de modo geral nossa dica é realizar a rega quando a terra já estiver seca.

Evite regar sobre a planta, pois se houver acúmulo de água parada em suas estruturas pode causar apodrecimento ou a planta irá começar a amarelar com o tempo e favorecer o aparecimento de fungos. Então, sempre regue com cuidado diretamente no solo ao redor dela.

 

Adubação

 

Se você acabou de fazer o plantio ou replantio do seu cacto, faça uma rega com um pouco de solução preparada de FORTH Enraizador. Aplique essa solução uma vez por semana somente, durante no máximo 4 semanas. E depois de 15 dias da última aplicação feita, pode começar a adubar com FORTH Cactos.

As adubações são muito importantes para que sua planta cresça saudável e dê flor algum dia. Se você já tem um cacto plantado, utilize o adubo FORTH Cactos, ele contém NPK + Micronutrientes. Sua dosagem é de 5 ml por litro de água, aplicando a cada 15 dias.

Não recomendamos guardar a solução após o preparo, então caso não vá utilizar tudo, pode preparar menos mantendo a proporção, como por exemplo, 1 ml para cada 200 ml de água. O mesmo princípio se aplica ao FORTH Enraizador citado anteriormente.

Cuidado para não adubar em excesso, pois todo adubo em excesso pode matar a planta. A dica é sempre aplicar o adubo com a mesma quantidade que você utiliza quando vai efetuar uma rega normal com água. 

 

Pragas e doenças

 

As pragas mais comuns nestas plantas são as cochonilhas de raízes ou as chamadas cochonilhas farinhentas. Então, se você está cultivando da maneira correta, com tudo feito do jeito certo e a planta está adoecendo aos poucos, retire ela do vaso para dar uma olhada nas raízes.

Se houver cochonilhas, pulverize o inseticida FORTH Mata Cochonilha nas raízes, mas se quiser também pode eliminar manualmente com uma pinça ou com os dedos. Em seguida, troque o substrato em que a planta estava e coloque um novo, realizando novamente o plantio. 

 

Se estão aparecendo manchas com tons escuros/claros ou o centro está de uma cor e as bordas de outra cor, também pode ser um sinal da presença de fungos. E neste caso o tratamento deve ser feito com FORTH Fungicida, pulverizando a cada 7 dias a planta, realizando pelo menos 3 aplicações. 

 -

 

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que outras pessoas também estejam sofrendo com o mesmo problema em seus jardins. Boa jardinagem!

  

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

 João Pedro Moura Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim

Leia Também

Nutrição Garantida

Adubação foliar ou via solo, qual a mais indicada para suas plantas?

A adubação é muito necessária para o desenvolvimento das plantas do seu jardim, mas você sabe quais os benefícios de cada tipo de adubação? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, iremos explicar todas as informações necessárias.

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Qual a função dos fertilizantes e adubos?

Adubos e fertilizantes são produtos que todo mundo usa no jardim, mas você sabe qual a real utilidade deles? Ou então o que é o chamado trio NPK? Não tenha mais dúvidas, leia este artigo da Forth Jardim para aprender tudo sobre adubos e fertilizantes.

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Como cultivar Samambaias?

Para cuidar direito de uma samambaia, é preciso saber o clima ideal para elas, o ambiente certo e até mesmo como e quando adubar. Neste artigo da Forth Jardim você aprende isso e muito mais!

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Importância dos nutrientes para as plantas.

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Sem tempo para adubar suas plantas?

Saiba como garantir que seu jardim permaneça sempre nutrido, mesmo que você não tenha tempo para cuidar dele toda semana!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!