Nutrição Garantida

Como cultivar Samambaias?

Conheça Academia Forth

 

Apesar de serem plantas bastante presentes em lares brasileiros, é bem comum encontrar pessoas que não sabem cuidar direito delas. É o seu caso? Pois, leia este artigo da Forth Jardim para ficar sabendo de tudo a respeito do cultivo de samambaias.

 

Samambaias são algumas das plantas mais antigas presentes na Terra. Elas estão no planeta há muito tempo, junto com os musgos, líquens e os fungos. São plantas aparentemente delicadas pelo formato de suas folhas. Mas você pode estar redondamente enganado ao julgar um livro pela capa. Ou melhor, uma planta por suas folhas.

 

As samambaias, apesar de sua aparência frágil, são bem resistentes. Elas são plantas com caules que podem ser escuros ou até mesmo esverdeados. Já suas folhas podem ser pequenas ou bem grandes, apresentando uma coloração verde intensa.

 

Graças à beleza das suas folhas, as samambaias acabaram se tornando plantas bastante requisitadas em lares e ambientes com muito espaço interno.

 

A samambaia não se reproduz por meio de sementes ou de flores, mas sim através dos esporos contidos em pequenas cápsulas localizadas na face inferior de suas folhas.

 

Cuidando de samambaias

O lugar ideal para as samambaias

O recomendado é que as samambaias sejam cultivadas em ambientes sombreados e, de preferência, em áreas internas, evitando o sol direto.

 

Elas se adaptas muito bem em todas as regiões do Brasil, porém é sempre bom prestar atenção a fim de evitar baixas temperaturas, pois elas são plantas sensíveis a ventos de temperaturas baixas.

 

Também há espécies que podem ser criadas direto no solo e em pleno sol. Mas estas podem ser minoria se comparadas àquelas que descrevemos anteriormente. Apesar disso, sugerimos que você adquira aquela que mais se adequar ao espaço que você tem disponível.

 

É necessário umidade, mas não em excesso

A umidade é essencial para o bem-estar da planta, enquanto o solo deve ser mantido úmido, porém sem a necessidade de encharcar o substrato, pois pode causar o apodrecimento das raízes da samambaia.

 

Dicas do que fazer no calor

Nos períodos mais quentes, uma boa dica é pulverizar as folhas e caules usando sprays de água fresca, com o efeito de reduzir os efeitos da evaporação. Afinal, o habitat natural das samambaias é perto de cachoeiras, pântanos, cavernas ou córregos. 



Adubagem mensal

Quando o assunto é adubagem em samambaias, recomendamos que você realize ela uma vez por mês. Mas tome muito cuidado, pois a adubagem só precisa ser feita após seis meses do plantio da samambaia no vaso.

 

Cuidando das suas samambaias com produtos Forth Jardim 

As folhas das samambaias são muito leves e finas, ou seja, perdem água com muita facilidade. Então, recomendamos que você use um substrato próprio para o cultivo. Como o Substrato FORTH Samambaias, que possui uma excelente estrutura e uma ótima drenagem, mantendo sua planta úmida e hidratadas na medida certa.

 

Outra recomendação é a fertilização de suas plantas. Para isso, nós da Forth Jardim recomendamos o uso do  fertilizante FORTH Samambaias, pois ele possui uma formulação equilibrada para atender as exigências nutricionais delas sem causar queimas ou maiores danos nas folhas das suas samambaias.

 

Siga as recomendações que estão na embalagem do produto e obtenha os melhores resultados cuidando da sua samambaia com os produtos FORTH Jardim.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 

Clique aqui -> Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Nutrição Garantida

Como cultivar Cactos, suculentas e rosas do deserto?

Cuidando de cactos, suculentas e rosas do deserto sem segredos

Continue Lendo >

Nutrição Garantida

Sem tempo para adubar suas plantas?

Saiba como garantir que seu jardim permaneça sempre nutrido, mesmo que você não tenha tempo para cuidar dele toda semana!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!