Flor do Mel: saiba como cultivar a planta que como o próprio nome sugere exala mel
Tendo como nome científico Lobularia marítima., a Flor do Mel ou Álisso, como também é conhecida, Além do seu perfume, que como o próprio nome já sugere, exalar mel, possui flores pequenas e delicadas, que ficam reunidas em cachos redondos, podendo ser na cor branca, rosa, rosa-claro, alaranjada e roxa.
Apresenta características ornamentais, podendo ser cultivada de várias maneiras: em vasos, canteiros, como forração ou revestimento.
É uma planta perene anual de pequeno porte, atingindo uma altura média de 30 centímetros.
Origem e Distribuição
É uma herbácea nativa do continente europeu, porém também é bem popular por aqui marcando presença nos jardins brasileiros.
Pode ser plantada tanto a partir de sementes, quanto de mudas, podendo florescer não só na primavera, mas também no verão e no outono.
Cuidados no Dia a Dia
Luz: Gosta de meia sombra ou sol pleno
Regas: Faça regas regulares, mas evite que o solo fique encharcado.
Solo: Exige um solo húmido e bem drenado, além de rico em matéria orgânica.
Porém, vale reforçar que no caso do cultivo para fins culinários, é melhor mantê-la em solo úmido e bem drenado, pois assim as folhas podem ter mais qualidade e sabor.
Adubação: Faça adubação com FORTH Flores.
Curiosidades
- É uma planta muito atrativa aos polinizadores, principalmente as abelhas;
- É uma PANC, suas flores são comestíveis, mas é importante ter cuidado com o seu consumo;
- Também é considerada medicinal, podendo ser utilizada como, antiescorbútico e diurético e como um adstringente e anti-inflamatório natural.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos de diversos temas relacionados ao cuidado com as plantas, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais