Outono Inverno

Adubação no Outono e Inverno

Conheça Academia Forth

Quem mexe com plantas sabe que a adubação é bastante necessária para o desenvolvimento das plantas. No entanto, será que isso é necessário mesmo quando elas estão dormentes? Venha descobrir neste artigo da FORTH Jardim.

 

Não sabe o que fazer quanto a adubação das suas plantas durante o Outono e o Inverno, período em que elas tendem a ficar “dormentes”? Não precisa se preocupar! Neste artigo a FORTH Jardim vai explicar tudo que você precisará fazer.

Plantas e mamíferos

As plantas possuem uma fisiologia própria que pode variar de espécie para espécie, assim como acontece com os animais. Cães, gatos, macacos, humanos, cavalos, ovelhas, todos eles são mamíferos e de sangue quente, mas seus organismos são diferentes entre si. 

O mesmo pode acontecer com as plantas. Mesmo aquelas que são muito parecidas entre si têm particularidades próprias.  Como, por exemplo, as frutíferas que produzem o ano todo e outras apenas em épocas específicas do ano. Neste caso, o fator clima interfere diretamente na chamada “dormência”. 

Plantas e répteis

Também existem plantas que são diferentes dos animais homeotérmicos, ou seja, seu metabolismo faz com que elas sejam incapazes de controlar a temperatura interna dos seus tecidos e células. Neste caso, essas plantas se assemelham aos répteis, que apresentam variações térmicas de acordo com o ambiente em que estão.

Devido a isto, o crescimento, desenvolvimento e outras atividades fisiológicas são afetadas pelo meio externo.

E começa o Outono...

Quando a estação do Outono se inicia, a alteração fotoperíodo e temperatura influencia na fisiologia das plantas, seja ela a diminuição na produção de enzimas e/ou de alguns hormônios como Auxina, Giberilina e Citocinina, ou então aumentando a produção de Etileno e Ácido Abscísico, por exemplo.

Desta forma, como nos animais, os hormônios regulam toda a fisiologia e as fases das plantas, seja de crescimento, frutificação ou queda das folhas. E para que ocorra a produção destes hormônios necessita-se de nutrientes ao qual são fornecidos pelos adubos.

Mas será que a adubação se faz necessária mesmo em períodos de dormência? É o que vamos explicar agora!

O que fazer durante o Outono e o Inverno

Muitas pessoas creem que no Outono e Inverno não há a necessidade de efetuar adubação, já que a planta se encontra a espera do estímulo ambiental para voltar a produzir ou emitir novas folhas.

Porém é uma maneira errada de se pensar, pois as plantas estão consumindo nutrientes todos os dias, e o fato de estarem retirando os nutrientes do solo, faz com que seja necessário sua reposição. Ou seja, deve-se sim efetuar adubação neste período, com isto ela estará preparada nutricionalmente para quando chegar a primavera e poder mostrar todo seu vigor.

Assim, quando a Primavera começar, seu solo já estará preparado para oferecer os nutrientes que suas plantas tanto precisarão nesta estação tão importante.

Caso a acidez do solo esteja muito alta, fazendo com que a adubação não seja tão eficaz, recomendamos a leitura deste artigo.

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura? 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Outono Inverno

Como acabar como os fungos do seu gramado?

O seu gramado, assim como a maioria das plantas, pode ser vítima do ataque de fungos. Saiba como reconhecer se ele está com este problema e como eliminar os fungos do seu gramado neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Outono Inverno

Por que no outono as folhas mudam de cor, secam e caem?

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!