Outono Inverno

Como acabar como os fungos do seu gramado?

Conheça Academia Forth

 

Seu gramado está sofrendo com fungos e você não sabe o que fazer para livrar ele desse problema? Este artigo da Forth Jardim vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

O Inverno é a estação do ano mais propícia para o surgimento de fungos no seu gramado. 

Dependendo da região, são dois os principais fatores que favorecem a infestação: umidade em excesso e queda de temperatura.

Neste artigo vamos te explicar como identificar, prevenir e tratar este problema.

Vamos lá?

 

Como identificar o problema de fungo no gramado?

 

Um sinal claro de ataque de fungos na grama é o aparecimento manchas circulares amareladas que ao longo do tempo vão se tornando cor de palha por causa da morte da grama.

Esse sintoma geralmente é causado pelo tipo de fungo mais comum em gramados residenciais: o Rhizoctonia spp. causando a morte das raízes.

Se o seu gramado apresentar esse problema, faça o seguinte teste: tente arrancar um pouco de grama afetada com a mão. Se ela sair em pedaços facilmente junto com as raízes, está confirmado: é um ataque de fungo. 

  

Como prevenir uma infestação de fungos no seu gramado?

Seu gramado não está sendo atacado, mas você está preocupado com o aparecimento de fungos?

Siga as seguintes instruções:

 

Rega

Como falamos na introdução deste conteúdo, um dos principais fatores que favorece a proliferação de fungos é o excesso de umidade que, aliado a baixas temperaturas, aumenta a capacidade de proliferação do fungo. Então diminua a frequência de rega e evite regar no fim da tarde, para que o gramado não passe todo período noturno com umidade.

 

Adubação

Se o gramado tiver sinais de fungos, faça primeiramente o controle antes de adubar, pois os fungos se alimentam também do adubo. Sendo assim, você corre o risco de aumentar a proliferação.

 

Uma outra coisa que ajuda a deixar o gramado mais resistente é manter uma adubação rica em potássio. Não utilize ureia ou outro adubo com muito nitrogênio nessa época, pois excesso de nitrogênio pode favorecer doenças.

 

 Aeração e Drenagem

Verifique também a drenagem do solo, locais que formam poças de água são locais propícios à doença.

Para aumentar a drenagem e aeração dos gramados existem dois tipos de aeradores: os de facas curvas e os de pinos ocos.

O de facas curvas pode ser utilizado com frequência, já o de pinos ocos são indicados apenas quando se quer fazer a melhoria do solo, adicionando areia e matéria orgânica ao solo pelos furos.

É importante retirar as aparas de grama logo após o corte, para que não crie um microclima com excesso de umidade nas folhas, o que favorecerá o aparecimento de fungos.

Se a grama tiver fofa demais, pode ser que tenha se formado o que chamamos de colchão,”thatch” em inglês. Ele é formado pelo acúmulo de aparas de grama ao que não conseguimos retirar ao rastelar.

Precisamos removê-lo, pois ele também favorece o aumento de umidade e, consequentemente, dos fungos. Para remoção desse colchão usamos um equipamento que se chama dethatcher, que são hastes que elevam essa camada de folhas mortas, facilitando a sua remoção.

 

Como tratar uma infestação de fungos no seu gramado?

 

Na imagem abaixo podemos ver um gramado residencial com ataque de fungos. Primeiramente foi feito aplicação de FORTH Fungicida. A diluição é de 30 ml por litro de água. Um litro do preparado é aplicado em uma área de 25 m². Em geral, é feita de uma a três aplicações com intervalos de sete dias.

 

Após o controle é importante fazer uma adubação para recuperação do gramado com FORTH Jardim. O recomendado é que você use 100 g por metro quadrado. A melhor resposta do adubo acontece do início da primavera em diante.

 

Pós tratamento

 

Além disso, como uma medida complementária, recomendamos pulverizar todo o gramado com FOSWAY, produto com fosfito de potássio, para aumentar sua resistência a adversidades. 

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura? 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

-- 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

 João Pedro M. Leal e Marcos E. Feliciano | Engenheiros Agrônomos da Forth Jardim

Leia Também

Outono Inverno

Adubação no Outono e Inverno

O Outono e o Inverno são as estações de dormência das plantas. Mas será que mesmo assim a adubação é necessária? É o que vamos explicar.

Continue Lendo >

Outono Inverno

Por que no outono as folhas mudam de cor, secam e caem?

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!