Plantio

Como cultivar uma cerca viva no seu jardim ou terraço?

Conheça Academia Forth

Além de deixar seu jardim mais bonito, a cerca viva protege você e suas plantas da poluição e de olhares indiscretos. Saiba como fazer a sua neste artigo da Forth Jardim cheio de informações.

 

Poluição sonora, poluição do ar, vento, olhares indiscretos das casas vizinhas ou até mesmo da rua, são fatores que podem não tornar aquele momento pessoal que você passa no seu jardim algo muito agradável.

Os jardins e os terraços podem se tornar ainda mais acolhedores quando protegidos por cercas vivas que se formam no entorno deles e são capazes de obstruir os olhares e o ruídos da cidade, além de também absorver os poluentes e diminuir a passagem da poeira. São “estruturas” que podem ser formadas fazendo uso de plantas robustas e pouco exigentes.

Neste artigo vamos dar dicas para você escolher a espécie certa para o seu jardim e também sugestões sobre como cuidar e cultivar da sua cerca viva. 

Escolhendo sua cerca viva

Ao escolher a sua planta, é bom entender as necessidades dela em termos de sol e água e também a velocidade do seu crescimento. Além disso, algumas espécies perdem suas folhas em determinada época do ano, o que costuma acontecer geralmente no outono e inverno.

Principais espécies

Confira agora algumas recomendações de plantas que podem dar um charme ao seu jardim:

  • Amor agarradinho: é uma espécie de trepadeira que cria um ambiente bem aconchegante, fechando bem o local onde será cultivada
  • Murta: espécie arbustiva que é mais usada para fazer cercas vivas, cresce bem rápido e aceita bem as podas de condução
  • Podocarpus: espécie também arbustiva, tolera muito bem a poda de crescimento e apresenta um verde característico que vai deixar seu jardim ainda mais bonito
  • Tumbérgia arbustiva: aceita bem a meia sombra e pode crescer até 2,5 m de altura
  • Camélia: apesar de ser considerada uma árvore, aceita bem o plantio para fechamento de espaços verdes. Possui uma folhagem bem densa e belíssimas flores brancas ou rosas.

 

Cuidando da sua cerca viva

Para fazer sua cerca viva ou barreira natural crescer de forma rápida, é importante se atentar para a época em que plantio o plantio é realizado. O ideal é que seja realizada um pouco antes da época das chuvas na sua região, para que ela venha com força total.

Outro fator que fará sua cerca viva crescer ainda mais rápido e apresentará um resultado significativo em pouco tempo é fazer a adubação correta no momento do plantio e depois também realizar  adubação de crescimento ou manutenção. Você não pode se esquecer de que este fator contribuirá muito para o sucesso do resultado final da sua barreira natural.

Usando Forth Jardim

Recomendamos o uso do FORTH Condicionador Floreiras durante o plantio da sua cerca viva, ele já vem pronto para o uso e possui na sua formulação o FORTH Plantio. Outra opção que você tem é apenas misturar o FORTH Plantio na terra já existente no local da cova, e após 30 dias você já pode começar a adubar com os outros adubos da FORTH Jardim conforme o tipo de planta, flor, frutas ou apenas folhagens.

 

Esperamos que com essas informações, você consiga criar um ambiente reservado e bastante acolhedor no seu jardim. Boa jardinagem e até o próximo artigo!

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Plantio

Quais cuidados tomar antes de plantar uma árvore na calçada?

Não plante uma árvore na sua calçada antes de ler esse texto

Continue Lendo >

Plantio

Cultivar pimentas em casa é mais fácil do que pensava

Chega de comprar pimentas no mercado ou na feira! Com as dicas e informações deste artigo exclusivo da Forth Jardim, você vai saber tudo que é preciso para ter seu próprio cultivo de pimentas.

Continue Lendo >

Plantio

Tudo que você precisa saber sobre o cultivo de hortaliças em casa

Cultivar hortaliças em casa é uma vontade de inúmeras pessoas, mas a maioria não sabe como fazer isso. Neste artigo vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Jardinagem para crianças.

Usar o jardim para ocupar as crianças é uma maneira inteligente de ensiná-los sobre a importância da natureza

Continue Lendo >

Plantio

Cultivo de ervas aromáticas e temperos.

Veja neste artigo os cuidados no plantio de mudas ou sementes para ervas e temperos, e como aduba-las neste período.

Continue Lendo >

Plantio

Como montar uma horta em casa

Fazer sua própria hortinha em casa não é tão simples quanto parece. É preciso tomar cuidados muito necessários para que sua plantas tenham vida longa. Descubra neste artigo quais são eles.

Continue Lendo >

Plantio

Como mudar minhas plantas de local?

Realizar o transplante da sua planta sem os cuidados necessários pode comprometer a saúde dela ou até matá-la. Neste artigo da FORTH Jardim vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Como fazer mudas por estaquia.

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Plantio

Como preparar o solo corretamente para plantio de mudas

Vai plantar uma mudinhas mas não sabe como tratar o solo? Dá uma olhada neste conteúdo da FORTH

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!