Plantio

Como montar uma horta em casa

Conheça Academia Forth

Ter uma horta em casa e poder colher folhas e temperos na hora é muito bom, mas é algo que exige cuidados especiais até chegar nesse ponto. Neste artigo exclusivo da FORTH Jardim, você vai aprender cada passo necessário para a criação da sua horta caseira.

 

Muitas pessoas se perguntam se é possível ter uma horta em casa que seja fácil de cuidar. É sim, mas diferente do que a maioria pode imaginar, não é tão simples quanto parece. Exige cuidados específicos e muita dedicação. A boa notícia é que o resultado não poderia ser mais gratificante.

Então resolvemos falar aqui algumas dicas bem úteis e interessante para que você possa colher seu manjericão, alecrim, alface e muito mais na comodidade do seu lar.

Escolhendo o local de plantio

Em primeiro lugar vamos escolher bem o local do plantio. Ele deve ser bem ensolarado, afinal são plantas que precisam de muitas horas de sol direto para se desenvolver. Recomendamos que você faça sua horta no sentido norte-sul, desta forma ela aproveitará muito melhor a luz natural.

Para ter um resultado bacana cultive espécies diferentes. Se optar por plantar diretamente no solo, é necessário tomar cuidados com a organização dos canteiros, podemos usar divisores como troncos de madeira ou até mesmo limitador de canteiros usados no paisagismo.

Como preparar o solo

O preparo do solo é muito importante também, recomendamos que você utilize o nosso Condicionador FORTH Floreiras, que pode ser usado puro ou o nosso Condicionador FORTH Solos, que pode ser usado misturado com o solo já existente no local na proporção de 1 pra 1.

Fazendo sua horta

Você pode optar por começar sua horta com sementes ou mudas já pegas, vendidas em bandejas próprias para o cultivo facilmente encontradas nas lojas de jardinagem.

No caso de sementes, faça a germinação delas em bandejas e transfira ela para o local definitivo somente depois que a muda tiver mais ou menos uns 10 cm. Lembrando que se optar por cultivar em bandejas de germinação, estas devem ser regadas diariamente e mantidas em local arejado e que receba sol indiretamente.

Depois das mudas já pegas, ou seja, após uns 20 dias do plantio, podemos começar a fornecer nutrientes para elas. Recomendamos o uso de FORTH Hortaliças, que possui todos os nutrientes essenciais para o pleno desenvolvimento da sua horta. Ele é encontrado nas lojas na versão farelado ou líquido. Em ambos os casos se atente para a frequência de aplicação bem como a dosagem indicada na embalagem.

Atenção às pragas

Outra dica é tomar cuidado com ataque de pragas, fique sempre alerta, pois elas podem danificar sua horta em poucos dias apenas, desta forma, recomendamos que diariamente faça uma observação das folhas, regue se necessário e complemente quando for a hora certa com nosso fertilizante.

Quem não tem muito espaço em casa, pode cultivar sua horta em vasos e floreiras. A metodologia é a mesma, porém procure locais na sua casa onde há a maior incidência do sol.

 -

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que seus amigos e conhecidos também tenha dúvidas sobre como montar suas próprias hortas caseiras.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 

Quero aprender com FORTH

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Plantio

Plantas tropicais para se ter dentro de casa

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Plantio

Aprenda a cultivar ervas aromáticas e temperos.

Veja neste artigo os cuidados no plantio de mudas ou sementes para ervas e temperos, e como aduba-las neste período.

Continue Lendo >

Plantio

Como mudar minhas plantas de local?

Realizar o transplante da sua planta sem os cuidados necessários pode comprometer a saúde dela ou até matá-la. Neste artigo da FORTH Jardim vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Aprenda a preparar o solo corretamente para plantio de mudas

Vai plantar uma mudinhas mas não sabe como tratar o solo? Dá uma olhada neste conteúdo da FORTH

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!