Plantio

Cultivar pimentas em casa é mais fácil do que pensava

Conheça Academia Forth

Além de saborosas (e picantes), as pimentas são lindas para se ter em casa. Mas não é todo mundo que sabe como cuidar delas e nesse artigo nós vamos contar tudo que você precisa saber para ter sua própria plantação caseira de pimentas!

 

Muitas pessoas estão cultivando pelo menos uma ou duas plantas de pimenta em casa. Esta planta ganhou muita popularidade nos últimos anos devido por seu sabor picante e usos em diversos pratos, mas também pelo seu valor ornamental. São várias as espécies que podem ser encontradas nas lojas de jardinagem.

E se você é uma das pessoas interessadas em começar um cultivo próprio de pimentas, então está no lugar certo. Neste artigo você vai encontrar dicas e informações essenciais sobre como plantar pimentas em casa.

Começando a cultivar

Para garantir uma farta colheita, as plantas de pimenta precisam ser cultivadas em local bem ensolarado, garantindo pelo menos 4 horas de sol direto nela. Embora possamos cultivar em canteiros, algumas espécies de pimentas, como a Malagueta, se desenvolvem melhor quando cultivadas em vasos.

Em recipientes como vasos ou jardineiras é mais fácil controlar a umidade e verificar sempre a drenagem do solo. São plantas que necessitam de um solo drenante e aerado que garanta uma umidade sem encharcamento para um bom desenvolvimento dos frutos.

Neste caso pode utilizar o FORTH Condicionador Floreiras puro ou misturado a uma terra/substrato que já tenha em casa. A maneira mais prática para cultivar estas plantas em casa é adquirindo mudas jovens ou comprando sementes também, há muitas variedades sendo comercializadas.

Colhendo os frutos de um bom cultivo

São plantas que dependendo da variedade podem atingir até 80 cm de altura, a colheita começa geralmente de 115 a 125 dias após o plantio. Por serem plantas de produção mais voltada para estação do verão, durante o inverno elas podem parar de produzir frutos.

Durante a colheita, você pode colher frutos verdes se apreciar um sabor mais suave ou deixá-las nas plantas até ficarem vermelhas, quando o sabor é mais forte e quente.

Regando do jeito certo

A frequência de rega pode realizar todos os dias para regiões quentes, ou 3 a 4 vezes na semana para regiões com clima mais amenos e úmidos, mas em caso de dúvidas, sempre que o substrato já estiver seco na camada superficial de 5 cm é bom estar regando para repor a água no solo.

Cuidando das suas pimentas com Forth Jardim

Na manutenção das pimentas é muito importante não descuidar da adubação, pois são plantas que requerem uma boa nutrição para produzir com abundância.

Nossa dica é o fertilizante FORTH Hortaliças Farelado caso prefira efetuar aplicações via solo, na dosagem de 1 colher de café a cada 15 dias enquanto a planta estiver na fase de muda, conforme ela vai crescendo vá aumentando a dose até chegar no máximo de 6 colheres de café por planta.

Caso prefira efetuar adubação foliar e/ou fertirrigação utilize FORTH Hortaliças versão líquida, dosagem de 5ml por litro de água, regar conforme o tamanho do vaso e/ou pulverizar as folhas a cada 15 dias.

 Seguindo certinho cada passo desse artigo, você terá um belo cultivo de pimentas para chamar de seu, todas lindas, vermelhas e saudáveis. Aproveite para começar o quanto antes e tenha esse delicioso tempero para dar sabor aos seus pratos e à sua vida. Boa jardinagem! 

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Plantio

Como cultivar uma cerca viva no seu jardim ou terraço?

Sente que lhe falta privacidade quando está cuidando do seu jardim? Isso pode ser resolvido com uma barreira natural! Confira quais espécies escolher e como cultivar a sua neste artigo exclusivo da Forth Jardim!

Continue Lendo >

Plantio

Tudo que você precisa saber sobre o cultivo de hortaliças em casa

Cultivar hortaliças em casa é uma vontade de inúmeras pessoas, mas a maioria não sabe como fazer isso. Neste artigo vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Jardinagem para crianças.

Usar o jardim para ocupar as crianças é uma maneira inteligente de ensiná-los sobre a importância da natureza

Continue Lendo >

Plantio

Cultivo de ervas aromáticas e temperos.

Veja neste artigo os cuidados no plantio de mudas ou sementes para ervas e temperos, e como aduba-las neste período.

Continue Lendo >

Plantio

Como montar uma horta em casa

Fazer sua própria hortinha em casa não é tão simples quanto parece. É preciso tomar cuidados muito necessários para que sua plantas tenham vida longa. Descubra neste artigo quais são eles.

Continue Lendo >

Plantio

Como mudar minhas plantas de local?

Realizar o transplante da sua planta sem os cuidados necessários pode comprometer a saúde dela ou até matá-la. Neste artigo da FORTH Jardim vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Como fazer mudas por estaquia.

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Plantio

Como preparar o solo corretamente para plantio de mudas

Vai plantar uma mudinhas mas não sabe como tratar o solo? Dá uma olhada neste conteúdo da FORTH

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!