Plantio

Quais cuidados tomar antes de plantar uma árvore na calçada?

Conheça Academia Forth

 Sonha em ter uma árvore na frente da sua casa? Antes de realizar sua vontade, recomendamos que você leia esse artigo exclusivo da Forth Jardim.

 

Uma árvore na calçada deixar qualquer casa mais bonita. Só que se você sonha em deixar sua frente mais verde é preciso tomar alguns cuidados. Neste artigo exclusivo da Forth Jardim revelamos quais são eles.

 Sonha em ter uma árvore na frente da sua casa? Antes de realizar sua vontade, recomendamos que leia esse artigo exclusivo da Forth Jardim.

Sempre há muitas dúvidas sobre o plantio de árvores, seja no seu quintal ou em frente de casa na calçada. É algo normal de se acontecer, afinal, queremos o melhor para a árvore, mas também não queremos ter problemas por causa dela, como raízes trincando calçadas ou a copa crescendo além do esperado.

 

Neste artigo exclusivo, vamos tirar essas dúvidas e mostrar cada passo que você precisa seguir para que a sua árvore não lhe cause problemas no futuro. Ficou curioso? Então continue lendo porque vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Antes de mais nada

Ao adquirir sua muda, procure saber até quantos metros de altura a espécie poderá atingir, e quanto de espaço vai precisar para cultivá-la. Este é um cuidado imprescindível, pois uma árvore muito grande pode acabar batendo nos fios elétricos ou até mesmo tomando muito espaço na calçada.

Então, antes de sair plantando qualquer árvore em frente à sua casa, certifique-se do tamanho máximo que ela pode atingir para que no futuro você e nem seus vizinhos tenha dores de cabeça.

 

Os principais erros

Há erros bastante comuns que as pessoas costumam cometer ao plantar árvores em calçadas, como, por exemplo:

  • Plantar perto de muros ou algum outro tipo de construção
  • Não deixar uma área permeável ao redor da planta e sob a copa para efetuar a rega ou mesmo adubação posteriormente
  • Plantar árvores de porte grande em locais ao qual o ideal seria as de porte pequeno ou médio

 

Os erros apontados acima podem gerar problemas como danos estruturais nas construções, calçada, rede elétrica, perda das mudas adquiridas. No fim, o que era para ser algo prazeroso e deixar o ambiente mais bonito, tem como resultado apenas frustração e dores de cabeça com seus vizinhos.

Não se esqueça de conferir o manual

Geralmente, toda cidade, através da Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza um manual técnico de arborização urbana, listando quais as espécies indicadas para o plantio na cidade e os locais que podem ser plantadas.

Temos como exemplo o link do manual técnico da cidade de São Paulo. Ele é público e o arquivo pode ser baixado em pdf clicando aqui. Se você mora em alguma outra cidade, uma simples pesquisa no Google já será o bastante para achar o manual dela.

 

Outro fator importante são as raízes da planta, pois muitas espécies possuem crescimento agressivo. Você já deve ter visto muitas calçadas com o concreto quebrado ou até mesmo estourado por causa de raízes de plantas. Esse é o exemplo perfeito de uma árvore que foi escolhida erroneamente e cultivada em local inadequado.

Muitas vezes para tentar resolver o problema as pessoas efetuam o corte das raízes e refazem a calçada em torno dela. Pode até parecer que essa ação resolve o problema, mas se engana quem pensa assim, porque o corte dessas raízes prejudica diretamente a sustentação da árvore. Ou seja, a probabilidade dela cair em uma chuva ou ventania forte é bem grande.

Sabe aquelas árvores que sempre vemos caídas pelas ruas após uma tempestade? Muitas delas podem ser vítimas de pessoas mal informadas que cortaram suas raízes.

Com estas dicas, agora você está mais que pronto para escolher a melhor espécie para cultivar em frente à sua casa. E se você sabe de alguém que pode estar com estas dúvidas, envie este artigo para ela ou compartilhe ele em suas redes sociais.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Plantio

Cultivar pimentas em casa é mais fácil do que pensava

Chega de comprar pimentas no mercado ou na feira! Com as dicas e informações deste artigo exclusivo da Forth Jardim, você vai saber tudo que é preciso para ter seu próprio cultivo de pimentas.

Continue Lendo >

Plantio

Como cultivar uma cerca viva no seu jardim ou terraço?

Sente que lhe falta privacidade quando está cuidando do seu jardim? Isso pode ser resolvido com uma barreira natural! Confira quais espécies escolher e como cultivar a sua neste artigo exclusivo da Forth Jardim!

Continue Lendo >

Plantio

Tudo que você precisa saber sobre o cultivo de hortaliças em casa

Cultivar hortaliças em casa é uma vontade de inúmeras pessoas, mas a maioria não sabe como fazer isso. Neste artigo vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Jardinagem para crianças.

Usar o jardim para ocupar as crianças é uma maneira inteligente de ensiná-los sobre a importância da natureza

Continue Lendo >

Plantio

Cultivo de ervas aromáticas e temperos.

Veja neste artigo os cuidados no plantio de mudas ou sementes para ervas e temperos, e como aduba-las neste período.

Continue Lendo >

Plantio

Como montar uma horta em casa

Fazer sua própria hortinha em casa não é tão simples quanto parece. É preciso tomar cuidados muito necessários para que sua plantas tenham vida longa. Descubra neste artigo quais são eles.

Continue Lendo >

Plantio

Como mudar minhas plantas de local?

Realizar o transplante da sua planta sem os cuidados necessários pode comprometer a saúde dela ou até matá-la. Neste artigo da FORTH Jardim vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Plantio

Como fazer mudas por estaquia.

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Plantio

Como preparar o solo corretamente para plantio de mudas

Vai plantar uma mudinhas mas não sabe como tratar o solo? Dá uma olhada neste conteúdo da FORTH

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!