As plantas muitas vezes apresentam sintomas que não são tão óbvios assim. Folhas com aspecto de ferrugem e enroladas, frutos danificados, com aspecto amarronzado, como se tivessem raspados suas cascas. Muitas vezes observamos até teias, como as da aranha.
Os ácaros são muito comuns em:
- Coqueiro anão;
- Grama amendoim;
- Pimenta ornamental;
- Frutas cítricas;
- Rosas do Deserto;
- Palmeiras;
- Lichia;
- Primavera e entre outras.
Se não conhecermos bem, podemos confundir com alguma doença ou até mesmo achar que é falta de algum nutriente.
São da mesma família das aranhas, ou seja, podem tecer teias. Dentre os principais danos causados por esta praga, invisível ao olho nu, estão o abortamento de frutos jovens, amarelecimento das folhas, aparência de ferrugem ou secamento dos frutos e até mesmo folhas retorcidas e enroladas.
Na agricultura, os ácaros podem reduzir significativamente uma produção de frutas, por exemplo, o que ocorreu no estado de São Paulo em 2014/2015, os pomares de lichia foram fortemente atacados por esta praga, que se dissemina muito rápido e ainda abre a porta para ataque de outros patógenos como os fungos.
Recomendamos quando observar estes sintomas, que faça uso de Acaricidas, depois efetuar aplicação de Forth Enxofre para ajudar na recuperação.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais
Autor: Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo
Edição: João Pedro Moura Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim